Dicas
| Postado em 17 de abril de 2020 às 8:00

11 itens que devem ser avaliados na revisão do veículo

Por Redação Portal

Fazer a revisão do carro periodicamente evita ficar sem o veículo por causa de problemas mecânicos, além dos gastos inesperados

11 itens que devem ser avaliados na revisão do veículo
Reprodução

“Melhor prevenir do que remediar” é um ditado popular que se encaixa muito bem quando o assunto é o seu carro. A revisão preventiva é importantíssima para evitar problemas mecânicos e prejuízos inesperados. Além de poder se planejar financeiramente, quem faz o check up do veículo periodicamente reduz muito o risco de imprevistos.

Em geral, a revisão deve ser feita a cada 6 meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados. No caso de um veículo novo, há as revisões obrigatórias para manter a garantia de fábrica, mas mesmo após esse período é importante continuar cuidando do seu veículo. Listamos abaixo os principais itens que devem ser verificados na concessionária ou na sua oficina mecânica de confiança.

  • Embreagem: o desgaste pode comprometer o funcionamento do veículo. Por isso, peça sempre para verificarem as condições das peças, principalmente se notar sinais como pedais duros, dificuldade para engatar e ruídos.
  • Filtros: os principais filtros – óleo, ar, ar-condicionado e combustível – devem ser trocados por novos anualmente para garantir a eficiência dos mesmos.
  • Freios: os componentes do sistema de freio devem estar em boas condições para desempenhar integralmente a sua função, garantindo a segurança do motorista.
  • Iluminação: faróis e lanternas precisam estar funcionando perfeitamente. Além de importantes para sua segurança e de outros motoristas, são itens que podem acarretar multas.
  • Motor: é importante revisar para identificar precocemente vazamentos, como de óleo e líquido do arrefecimento.
  • Pneus: essencial checar se ele está calibrado corretamente, se há furos e se não estão “carecas”, prejudicando a estabilidade do veículo.
  • Radiador: o nível da água é um indicador importante desse item para controlar a temperatura do motor.
  • Sistema elétrico: se não quiser enfrentar uma pane a qualquer momento, é recomendado verificar regularmente se os componentes desse sistema estão em ordem.
  • Suspensão: revisar todo o sistema é importante para manter a estabilidade do veículo e proporcionar mais conforto ao dirigir.
  • Velas e correia dentada: não deixe de inspecionar no tempo recomendado no manual do fabricante ou quando notar sinais de problemas que podem ser decorrentes desses itens.
  • Bateria: é importante a medição elétrica e a avaliação visual para verificar as condições de funcionamento. Se houver corrosão, a durabilidade da peça é comprometida, podendo falhar a qualquer momento.

Fonte
G1


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificar se

Notícias Relacionadas
Colunas
Colunas
Por Abimadabe Vieira

O uso do capacete

Colunas
Mais Vídeos
Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito

O uso da bicicleta facilita o trânsitoO uso da bicicleta facilita o trânsito
Vídeos

O uso da bicicleta facilita o trânsito