Notícias
| Postado em 31 de outubro de 2019 às 12:05

11º Congresso Brasileiro de Trânsito e Vida foi um sucesso

Por Redação Portal

11º Congresso Brasileiro de Trânsito e Vida foi um sucesso
Reprodução/Portal Redação

A cidade de salvador (BA) foi palco do 11º Congresso Brasileiro de Trânsito e Vida e 7º Internacional realizado no período de 24 e 25 de outubro. A décima primeira edição foi um sucesso, de público e conteúdo ofertado.

Aproximadamente mil pessoas tiveram a oportunidade de assistirem palestras, apresentações de trabalhos científicos e mesas de debates com renomados especialistas de todo o brasil.

Participaram da solenidade de abertura, diversas autoridades que abrilhantaram o momento com suas falas. O hino nacional brasileiro foi tocado pela banda de música do exército brasileiro.

Vários temas estiveram em pauta durante o congresso, nas áreas de trânsito.

No primeiro dia as palestras discorreram sobre os temas “O Pnatrans (lei 13.614/2018) e os objetivos de desenvolvimento sustentável da agenda 2030 da ONU – uma ação para salvar vidas”, proferida pelo especialista em educação de trânsito Francisco Garonce ,– Doutor em educação e comunicação pela universidade de brasília – UNB, com mesa presidida por Armênio souza santos – médico de tráfego e médico oftalmologista; “Serviços de Trânsito: panorama tecnológico, frente aos novos desafios” proferida por Marcos Traad , ex-diretor geral do departamento de trânsito do estado do paraná detran/pr, com mesa presidida por Fábio dos santos valle – subtenente pm/rn, diretor de ensino da corporação como coordenador de curso para condutores de veículos de emergência; “Impacto do código de trânsito brasileiro e da lei seca na mortalidade por acidentes de trânsito.” proferida por Débora regina de oliveira moura – prof. Doutora em enfermagem; com mesa presidida por Karla brito leite- médica, presidente da associação baiana de clinicas de trânsito – abctran; “Situação do trânsito no brasil em mais de 20 anos de vigência do ctb: a municipalização foi uma solução para o trânsito no brasil? O que muda com o novo governo federal?” Proferida por Carlos Henrique ferreira melo – ten. Cel. Pm/BA, Comandante do batalhão especializado de polícia turística (beptur), com mesa de debate com o especialista Ricardo alves da silva – pós graduado em gestão e segurança no trânsito e segurança publica; coronel pm/sc e Carlos Magno da cruz júnior – superintendente da policia rodoviária federal em santa catarina –– ministério da justiça e segurança pública, encerrando o dia 24 de outubro.

Retomando os trabalhos no dia 25 de outubro, foram focados os temas: “A Psicologia do hábito: implicações para a área de trânsito e transporte” proferida por Fabio de Cristo – doutor em psicologia social, do trabalho e das organizações pela universidade de brasília. Com mesa presidida por Elisio souza melo – Doutor em artes cênicas pela – UFBA, educação para o trânsito através dos jogos teatrais.

Logo após a palestra aconteceram a apresentação dos trabalhos científicos inovadores sobre “A importância de soluções de TI como instrumento de apoio na formação de condutores” trabalho realizado por Aline Myrtes de souza vieira e João Eduardo Moraes de Melo – Presidente do Instituto VIA, apresentado no congresso por João Eduardo Melo e o trabalho “Estudo da mentalidade das pessoas por meio de uma análise estatística em relação à importância do uso do cinto de segurança veicular” realizado por Daniela Almeida e Luana Machado dos Santos – mestre em engenharia de produção e sistemas, apresentado por Daniela Almeida, o momento teve como presidente de mesa fabio de cristo.

Após os trabalhos o público teve a oportunidade de visitar aos pôsteres d e trabalhos científicos, onde ocorreu a sessão de autografos dos livros: “Nulidades dos atos administrativos de trânsito – uma análise do direito de trânsito e dos seus temas mais relevantes” do autor: Alexandre matos e “A transformação das autoescolas em instituições de ensino – proposta de mudança organizacional para os centros de formação de condutores a partir dos princípios da análise do comportamento” da autora: Elaini karoline russi

Os trabalhos em plenário retomaram com a mesa de debates com o tema “Imaturidade da cultura de segurança viária brasileira: influência, riscos e necessidades”, com os debatedores Pedro Corrêa – editor de duas obras sobre trânsito, consultor em programas de trânsito, Cassiano ferreira novo – mestre em psicologia do trânsito, psicólogo, especialista em mobilidade urbana e saúde pública, Cássio mattos honorato – promotor de justiça no estado do paraná. Oficial da reserva da polícia militar do estado de são paulo (1990-1997). Bacharel em ciência jurídica e mestre em direito, e Israel de Moura fárias júnior – coronel da reserva da polícia militar do estado de pernambuco, bacharel em direito.

Retomando as palestras, focou no tema “Registro das ocorrências de trânsito: necessidade e competência” proferida por Julyver modesto de araujo – mestre em direito e em ciências policiais de segurança e ordem pública do estado pela pontifícia universidade católica – puc/sp; com mesa presidida por Solimar holanda – bacharel em direito, especialista em trânsito, perito em trânsito, educador de trânsito, geógrafo e presidente da associação dos agentes de trânsito do município de campina grande/pb –agetrasn

Encerrando o congresso a palestra: “Aspectos críticos da lei 13.546/17 sob a ótica da efetiva responsabilização criminal” proferida pelo Senador da República Fabiano Contarato com mesa presidida por Irene rios – mestra em educação, com a pesquisa: “campanhas educativas para o trânsito: a percepção sensível de jovens e adultos”.

Ao final do evento o presidente da Fenasdetran Mario Conceição saudou a todos os palestrantes e congressistas agradecendo a presença e participação e anunciou a realização do próximo Congresso Brasileiro e Internacional Trânsito & Vida para o ano de 2021, no que foi entusiasticamente aplaudido por todos.

O conteúdo do congresso foi bastante diversificado, alcançando todos os temas relevantes a vida e ao trânsito em todos os seus aspectos. O evento é realizado pela Fenasdetran e acontece a cada dois anos.

Galeria de fotos

Fonte
Portal Redação


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Notícias Relacionadas
Notícias

MP que extingue o DPVAT é questionada no STF

A Medida Provisória 904 do governo Jair Bolsonaro que dá fim ao DPVAT – seguro obrigatório ...

Recall

Hyundai chama i30 para recall; airbags podem se abrir com impactos em ...

A Hyundai anunciou um recall envolvendo 112.585 unidades do i30 de primeira geração, feitos...

DPVAT

Seguradora quer reverter decisão do governo de extinguir Dpvat

De cada 10 veículos na rua, menos de três têm seguro facultativo – mais de 70% transitam...

Colunas
Colunas
Colunas
Colunas