Notícias
| Postado em 31 de outubro de 2019 às 12:05

11º Congresso Brasileiro de Trânsito e Vida foi um sucesso

Por Redação Portal

11º Congresso Brasileiro de Trânsito e Vida foi um sucesso
Reprodução/Portal Redação

A cidade de salvador (BA) foi palco do 11º Congresso Brasileiro de Trânsito e Vida e 7º Internacional realizado no período de 24 e 25 de outubro. A décima primeira edição foi um sucesso, de público e conteúdo ofertado.

Aproximadamente mil pessoas tiveram a oportunidade de assistirem palestras, apresentações de trabalhos científicos e mesas de debates com renomados especialistas de todo o brasil.

Participaram da solenidade de abertura, diversas autoridades que abrilhantaram o momento com suas falas. O hino nacional brasileiro foi tocado pela banda de música do exército brasileiro.

Vários temas estiveram em pauta durante o congresso, nas áreas de trânsito.

No primeiro dia as palestras discorreram sobre os temas “O Pnatrans (lei 13.614/2018) e os objetivos de desenvolvimento sustentável da agenda 2030 da ONU – uma ação para salvar vidas”, proferida pelo especialista em educação de trânsito Francisco Garonce ,– Doutor em educação e comunicação pela universidade de brasília – UNB, com mesa presidida por Armênio souza santos – médico de tráfego e médico oftalmologista; “Serviços de Trânsito: panorama tecnológico, frente aos novos desafios” proferida por Marcos Traad , ex-diretor geral do departamento de trânsito do estado do paraná detran/pr, com mesa presidida por Fábio dos santos valle – subtenente pm/rn, diretor de ensino da corporação como coordenador de curso para condutores de veículos de emergência; “Impacto do código de trânsito brasileiro e da lei seca na mortalidade por acidentes de trânsito.” proferida por Débora regina de oliveira moura – prof. Doutora em enfermagem; com mesa presidida por Karla brito leite- médica, presidente da associação baiana de clinicas de trânsito – abctran; “Situação do trânsito no brasil em mais de 20 anos de vigência do ctb: a municipalização foi uma solução para o trânsito no brasil? O que muda com o novo governo federal?” Proferida por Carlos Henrique ferreira melo – ten. Cel. Pm/BA, Comandante do batalhão especializado de polícia turística (beptur), com mesa de debate com o especialista Ricardo alves da silva – pós graduado em gestão e segurança no trânsito e segurança publica; coronel pm/sc e Carlos Magno da cruz júnior – superintendente da policia rodoviária federal em santa catarina –– ministério da justiça e segurança pública, encerrando o dia 24 de outubro.

Retomando os trabalhos no dia 25 de outubro, foram focados os temas: “A Psicologia do hábito: implicações para a área de trânsito e transporte” proferida por Fabio de Cristo – doutor em psicologia social, do trabalho e das organizações pela universidade de brasília. Com mesa presidida por Elisio souza melo – Doutor em artes cênicas pela – UFBA, educação para o trânsito através dos jogos teatrais.

Logo após a palestra aconteceram a apresentação dos trabalhos científicos inovadores sobre “A importância de soluções de TI como instrumento de apoio na formação de condutores” trabalho realizado por Aline Myrtes de souza vieira e João Eduardo Moraes de Melo – Presidente do Instituto VIA, apresentado no congresso por João Eduardo Melo e o trabalho “Estudo da mentalidade das pessoas por meio de uma análise estatística em relação à importância do uso do cinto de segurança veicular” realizado por Daniela Almeida e Luana Machado dos Santos – mestre em engenharia de produção e sistemas, apresentado por Daniela Almeida, o momento teve como presidente de mesa fabio de cristo.

Após os trabalhos o público teve a oportunidade de visitar aos pôsteres d e trabalhos científicos, onde ocorreu a sessão de autografos dos livros: “Nulidades dos atos administrativos de trânsito – uma análise do direito de trânsito e dos seus temas mais relevantes” do autor: Alexandre matos e “A transformação das autoescolas em instituições de ensino – proposta de mudança organizacional para os centros de formação de condutores a partir dos princípios da análise do comportamento” da autora: Elaini karoline russi

Os trabalhos em plenário retomaram com a mesa de debates com o tema “Imaturidade da cultura de segurança viária brasileira: influência, riscos e necessidades”, com os debatedores Pedro Corrêa – editor de duas obras sobre trânsito, consultor em programas de trânsito, Cassiano ferreira novo – mestre em psicologia do trânsito, psicólogo, especialista em mobilidade urbana e saúde pública, Cássio mattos honorato – promotor de justiça no estado do paraná. Oficial da reserva da polícia militar do estado de são paulo (1990-1997). Bacharel em ciência jurídica e mestre em direito, e Israel de Moura fárias júnior – coronel da reserva da polícia militar do estado de pernambuco, bacharel em direito.

Retomando as palestras, focou no tema “Registro das ocorrências de trânsito: necessidade e competência” proferida por Julyver modesto de araujo – mestre em direito e em ciências policiais de segurança e ordem pública do estado pela pontifícia universidade católica – puc/sp; com mesa presidida por Solimar holanda – bacharel em direito, especialista em trânsito, perito em trânsito, educador de trânsito, geógrafo e presidente da associação dos agentes de trânsito do município de campina grande/pb –agetrasn

Encerrando o congresso a palestra: “Aspectos críticos da lei 13.546/17 sob a ótica da efetiva responsabilização criminal” proferida pelo Senador da República Fabiano Contarato com mesa presidida por Irene rios – mestra em educação, com a pesquisa: “campanhas educativas para o trânsito: a percepção sensível de jovens e adultos”.

Ao final do evento o presidente da Fenasdetran Mario Conceição saudou a todos os palestrantes e congressistas agradecendo a presença e participação e anunciou a realização do próximo Congresso Brasileiro e Internacional Trânsito & Vida para o ano de 2021, no que foi entusiasticamente aplaudido por todos.

O conteúdo do congresso foi bastante diversificado, alcançando todos os temas relevantes a vida e ao trânsito em todos os seus aspectos. O evento é realizado pela Fenasdetran e acontece a cada dois anos.

Galeria de fotos

Fonte
Portal Redação


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificar se

Notícias Relacionadas
Colunas
Colunas
Por João Eduardo Moraes de Melo

O Coronavírus e os acidentes de trânsito

Mais Vídeos
Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito

O uso da bicicleta facilita o trânsitoO uso da bicicleta facilita o trânsito
Vídeos

O uso da bicicleta facilita o trânsito