Fortune Mouse
Pneu
| Postado em 24 de dezembro de 2019 às 3:30

Empresa desenvolve novo tipo de pneu capaz de se autocalibrar

Por Redação Portal

Todos os demais ficam a cargo de profissionais. Mesmo assim, muitos motoristas se esquecem dessa obrigação.

Empresa desenvolve novo tipo de pneu capaz de se autocalibrar
Reprodução

Calibrar os pneus é um dos poucos cuidados que os motoristas precisam ter em relação à manutenção dos carros. Outro é encher o reservatório do limpador do para-brisa.

Todos os demais ficam a cargo de profissionais. Mesmo assim, muitos motoristas se esquecem dessa obrigação.

Segundo o fabricante de pneus Continental, em São Paulo, mais precisamente na capital e na cidade vizinha de Jundiaí, 34% dos carros circulam com a calibragem incorreta.

A empresa visitou 100 postos de serviço nessas duas cidades e inspecionou 3.500 veículos, totalizando 14.000 pneus.

Os pneus são os únicos pontos de contato do carro com o piso. Assim, rodar com a pressão incorreta pode causar vários problemas: aumento do consumo e das emissões, redução da vida útil do pneu e comprometimento da dirigibilidade e da segurança.

Pensando nisso, a Continental desenvolveu um novo tipo de pneu capaz de se autocalibrar, independentemente da ação do motorista. Esse pneu faz parte de um sistema que a empresa batizou de C.A.R.E. (Connected, Autonomous, Reliable e Electrified, ou conectado, autônomo, confiável e eletrificado), que inclui uma roda desenvolvida para ele.

Veja como funciona

O ar usado na calibração é produzido por uma bomba acionada pela força centrífuga, gerada pelo movimento da roda. Primeiro, o ar produzido pela bomba fica acondicionado, comprimido, em um reservatório. Depois, quando o sistema detecta que o pneu precisa de mais pressão, o reservatório libera o ar na quantidade exata.

Todas as informações fornecidas pelos sensores podem ser acompanhadas via smartphone pelo motorista ou pelo gestor do veículo (se for um carro de frota).

Além da calibragem padrão, o sistema pode variar a pressão ao reconhecer mudanças nas condições de rodagem (temperatura, velocidade e carga).

Diferentes tipos de sensores na banda de rodagem monitoram a pressão, a temperatura e o desgaste. Se precisar de alguma mudança, eles enviam a informação à central, que faz o ajuste da pressão.

Fonte
Quatro Rodas


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificar se

Notícias Relacionadas
Mais Vídeos
Ambulância: dê a preferênciaAmbulância: dê a preferência
Vídeos

Ambulância: dê a preferência

Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito