Fortune Mouse
Limpeza
| Postado em 23 de março de 2020 às 3:30

7 dicas de como limpar o interior do seu carro

Por Redação Portal

Um estudo da Universidade de Nottingham, na Inglaterra, analisou amostras do volante, freio de mão, câmbio e bancos e constatou a presença de E. coli e Staphylococcus

7 dicas de como limpar o interior do seu carro
Reprodução

Coronavirus. Álcool em gel. Higiene. Essas palavras não saíram do noticiário a semana toda. Até suspenderam o rodízio de carros para que as pessoas usassem mais transportes individuais e evitassem as aglomerações nos ônibus e metrôs.

Mas seu carro é realmente um ambiente limpo?

Um estudo da Universidade de Nottingham, na Inglaterra, analisou amostras do volante, freio de mão, câmbio e bancos e constatou a presença de E. coli e Staphylococcus. Essas duas bactérias podem causar, entre outras coisas, diarreia e pneumonia.

A chefe da pesquisa, professora Christine Dodd, afirma que alguns dos exemplares encontrados nesses lugares são até esperados: são fungos e bactérias relacionados à pele, poeira e ao próprio chão. E a maioria não é nociva, mas existem algumas que podem causar infecções respiratórias e irritações na pele.

Apesar dessa pesquisa ser de 2015, ela não está muito distante da nossa realidade. Uma outra pesquisa sobre o mesmo tema, da Universidade de Queen Mary, no Reino Unido, mostra que um carro possui, em média, 700 tipos diferentes de bactérias em 6,45 cm². Para efeito de comparação, um banheiro público tem 80.

Dr. Ron Cutler, diretor da área de ciências biomédicas de Queen Mary, diz que o carro é o lugar perfeito para proliferação de micro-organismos. “Em especial pessoas que deixam restos de comida e lixo pelo carro, até mesmo o lixinho do câmbio, pode ser um reduto dessas bactérias”, afirma Cutler.

Entretanto, o Dr. Paulo Gewehr, infectologista do hospital Moinhos de Vento, afirma que todos os ambientes têm bactérias e fungos, inclusive nós. A diferença é que a maioria deles não causam doenças ou não são necessariamente nocivos à nossa saúde.

“O problema é que, quando há um aumento na proliferação desses fungos, eles podem causar doenças respiratórias em nós, em especial o filtro ou sistema de ar-condicionado do carro”, afirma ele.

Para além do sistema de ar, os bancos do carro podem acumular ácaros, que podem desencadear rinite e crises de asma, e, quem carrega animais de estimação diretamente no banco, pode ter pulgas e carrapatos grudados ali, esperando o próximo hospedeiro. “Nesses casos, o ideal é lavar os bancos imediatamente após o transporte desses animais”, comenta.
A prevenção contra essas e outras enfermidades é a higienização das superfícies. “O vírus não existe em qualquer superfície, eles precisam de um organismo para sobreviver. E eles ficam poucas horas fora do corpo humano. Dentro do carro, as superfícies que ela tocar vai contaminar com o vírus. Então, higienizem a mão com álcool em gel antes e depois de sair do carro”.

Apesar da recomendação de limpar as superfícies com álcool 70%, uma mistura de água e detergente neutro também contribui para a higienização do volante, freio de mão e câmbio. Mas é sempre importante comprar produtos específicos do fabricante para essa limpeza não danificar as partes do carro ou diminuir sua vida útil.

Listamos, aqui, algumas formas de limpar seu carro e evitar algumas dessas preocupações:

1) Andar sempre com álcool em gel e esterilizar as mãos antes e depois de dirigir e, de tempos em tempos, o volante do carro;

2) Bater os tapetes nos momentos em que estiver estacionado em um local seguro e que permita isso;

3) Aspirar o interior do carro, os bancos e o chão, toda a semana ou sempre que possível para evitar o acúmulo de poeira;

4) Ligar o ar quente por cerca de dez minutos. Isso ajuda a matar possíveis colônias de bactérias e fungos no filtro;

5) Tire o lixinho do carro sempre (sim, sempre) e evite que ele se acumule, em especial se você costuma comer com frequência dentro do carro;

6) Lavar o carro (dentro e fora) a cada 15 dias;

7) A cada três meses limpar a tubulação do ar-condicionado (em locais especializados)

Fonte
Revista Auto Esporte



Deixe sua reação


Deixe seu comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificar se

Notícias Relacionadas
Mais Vídeos
Ambulância: dê a preferênciaAmbulância: dê a preferência
Vídeos

Ambulância: dê a preferência

Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito