Fortune Mouse
Notícias
| Postado em 17 de março de 2021 às 5:38

Congresso Nacional: Votação de vetos pode alterar novamente o CTB

Por Redação Portal

Por Thiago Félix

Congresso Nacional: Votação de vetos pode alterar novamente o CTB

Foi agendado para esta quarta e quinta-feira, dias 17 e 18 de março, no Congresso Nacional a votação de 32 vetos presidenciais em várias leis, que também inclui a Lei n. 14.071/20 sancionada em 13 de outubro de 2020 e que prevê uma série de mudanças no Código Brasileiro de Trânsito (CTB).

A sessão remota pretende votar os vetos do Presidente Bolsonaro em diversas leis já sancionadas. Entre os temas de vetos estão o Marco Legal do Saneamento Básico, o pacote anti crime, auxílios a mulheres provedoras de família monoparental, trabalhadores de saúde, agricultores familiares e atletas e também as alterações no CTB que entram em vigor no próximo mês.

13 pontos vetados da Lei n. 14.071/20 serão analisados, dos quais 3 devem ser retirados, conforme acordo feito entre os líderes de partidos, apurado por fonte confiável. 

São eles: 

– “caput” do art. 147 do CTB:

O candidato à habilitação deverá submeter-se a exames realizados pelo órgão executivo de trânsito, na ordem descrita a seguir, e os exames de aptidão física e mental e a avaliação psicológica deverão ser realizados por médicos e psicólogos peritos examinadores, respectivamente, com titulação de especialista em medicina do tráfego e em psicologia do trânsito, conferida pelo respectivo conselho profissional, conforme regulamentação do Contran:

– parágrafo único do art. 268 do CTB:

Além do curso de reciclagem previsto no “caput” deste artigo, o infrator será submetido à avaliação psicológica nos casos dos incisos III, IV e V do “caput” deste artigo.

– art. 5º da Lei n. 14.071/20:

Os médicos e psicólogos peritos examinadores que não atenderem aos requisitos previstos no “caput” do art. 147 da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997 (Código de Trânsito Brasileiro), terão o direito de continuar a exercer a função de perito examinador pelo prazo de 3 (três) anos até que obtenham a titulação exigida.

 

Votação

A votação acontece em caráter urgente, já que muitos desses vetos estão trancando a pauta do Congresso. A regra é que os vetos presidenciais com mais de 30 dias de publicação trancam a pauta de votações do Congresso, no entanto isso não ocorreu em 2020. De acordo com o entendimento interno as sessões não foram conjuntas, já que nas sessões remotas deputados e senadores votam de forma separada, então não poderia influenciar nas pautas a serem votadas pelas casas.

A votação dos deputados terá início às 10h e a dos senadores às 16h, ambas de forma remota. Às 19h, os deputados farão uma nova etapa de votação.

Para ter acesso ao estudo que será usado para pautar a votação basta clicar aqui.

 

Nova Lei de Trânsito

As mudanças no Código de Trânsito entram em vigor no dia 13 de abril trazendo significativas alterações em pontos importantes como validade e sistema de pontuação na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), novas regras para o transporte de crianças, substituição de multas, conversão de penas e mudanças para utilização dos faróis.

O Portal Trânsito Web estará trazendo matérias especiais tirando todas as dúvidas sobre as mudanças na Lei de Trânsito. 

Fonte


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas
Mais Vídeos
Ambulância: dê a preferênciaAmbulância: dê a preferência
Vídeos

Ambulância: dê a preferência

Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito

0
Would love your thoughts, please comment.x