Fortune Mouse
Notícias
| Postado em 29 de abril de 2021 às 5:42

Projeto de lei com novas regras de remoção de veículo abandonado aprovado

Por Redação Portal

proposta, que tem como objetivo facilitar a retirada deste veículos, foi aprovada por unanimidade na sessão de segunda-feira (26).

Projeto de lei com novas regras de remoção de veículo abandonado aprovado
Reprodução EPTV

Novas regras para remoção de veículos abandonados foram aprovadas em um projeto de lei na Câmara de Formiga na sessão de segunda-feira (26). A proposta, que tem como objetivo facilitar a retirada deste veículos, foi aprovada por unanimidade.

O projeto de lei foi proposto pelos vereadores Flávio Couto (Solidariedade) e Marcelo Fernandes (DEM). Ele prevê que ao constatar que um veículo está abandonado, a Prefeitura notificará o proprietário determinando a retirada do veículo num prazo de três dias.

Caso não seja possível a identificação do veículo ou do proprietário, ele será removido imediatamente e levado ao depósito municipal. A liberação será feita somente após o pagamento das despesas de transporte ao pátio e de outras taxas.

O proprietário terá 30 dias para reavê-lo. Se não ocorre, o Município está permitido, após esse prazo, a leiloar o veículo como sucata.

De acordo com o projeto, são considerados veículos abandonados:

  • Aqueles motorizados ou não, nos quais não seja possível a identificação de número de chassi ou sem a identificação de número de motor, com registro de comunicação de venda no sistema informatizado do Detrannet, na Base de Identificação Nacional (BIN) Detran, com identificação do comprador ou não;
  • Que apresentem débitos fiscais registrados no sistema informatizado do Detrannet, BIN Detran, impostos, multas, taxas, entre outros débitos atrelados ao veículo;
  • Que se encontrem estacionados no mesmo local da via pública por 15 dias consecutivos ou mais, sem funcionamento ou movimento, gerando acumulo de lixo e/ou mato sob ele ou em seu entorno, prejudicando o fluxo de veículos, pedestres, prestação de serviços públicos ou em situação de evidente estado de decomposição de sua carroceria, gerando risco à coletividade e saúde pública.

 

Segundo a justificativa do projeto, a população reclama sobre os transtornos trazidos pelos veículos abandonados. “Veículos e sucatas abandonadas são extremamente prejudiciais ao fluxo de veículos e pedestres, ao atendimento do serviço público de limpeza das ruas e ao acolhimento de resíduos, além de servir de foco de doenças como dengue e abrigo para pragas urbanas”.

Fonte
G1


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas
Mais Vídeos
Ambulância: dê a preferênciaAmbulância: dê a preferência
Vídeos

Ambulância: dê a preferência

Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito

0
Would love your thoughts, please comment.x