Resultados de busca
ONU lança campanha para redução de velocidade e mortes no trânsito

Hoje, 17 de maio, é o início da 6ª Semana Global de Segurança Viária da ONU, destacando os benefícios da baixa velocidade em áreas urbanas e chamando os legisladores de todo o mundo a limitar as velocidades a 30 km/h nas ruas onde há pedestres, ciclistas e outros que correm maior risco em contato com o tráfego motorizado.
Todos os anos, mais de 1.3 milhão de pessoas morrem em acidentes de trânsito – ou seja, uma pessoa a cada 24 segundos. A velocidade excessiva está no cerne do problema de lesões causadas pelo trânsito, com 1 em cada 3 mortes nas estradas em países de alta renda atribuída à velocidade. Estima-se que 40-50% das pessoas dirigem acima do limite de velocidade, com cada aumento em 1 km/h na velocidade resultando em um aumento de 4-5% em acidentes fatais. O risco de morte e ferimentos reduz consideravelmente quando as velocidades são reduzidas.
Desde o início de 2020, a mobilidade diminuiu em geral devido aos bloqueios do Covid-19 e pessoas trabalhando em home office. Isso levou a menos acidentes de trânsito; no entanto, os números de fatalidades não diminuíram na mesma proporção porque as pessoas dirigiram em velocidades mais altas.
Segundo o Dr. Tedros Adhanom, Diretor-Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), é preciso uma nova visão sobre a velocidade para que se possa criar cidades seguras, saudáveis, verdes e habitáveis. “As ruas de baixa velocidade são uma parte importante dessa visão. Conforme nos recuperamos e reconstruímos do Covid-19, vamos construir estradas mais seguras para um mundo mais seguro”, completa.
Chamada de “Streets for life #Love30”, “Ruas pela Vida” em português, a campanha é encabeçada pela ONU, tendo como meta mundial reduzir o abuso de velocidade pela metade até o ano de 2030. Com a redução do limite de velocidade para 30 km/h se aumenta em 95% a chance de sobrevivência em sinistros de trânsito.
Ações de conscientização em relação à redução de velocidade em áreas urbanas já estão sendo planejadas aqui também no Brasil, prefeituras como a do Rio de Janeiro já anunciaram a implantação da velocidade máxima de 30 km/h no entorno das escolas. E em João Pessoa eventos educativos estão também agendados, um deles acontecerá no dia 21 de maio no bairro de mangabeira, com a presença de representantes do movimento maio amarelo.
Fonte
Com dados da ONU