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| Postado em 30 de julho de 2021 às 5:11

Empatia: Projeto da Semob-JP busca humanizar o transporte público

O Projeto Humanizar está a 5 anos possibilitando que os colaboradores do transporte público pessoense possa se colocar no lugar do outro.

Empatia: Projeto da Semob-JP busca humanizar o transporte público

O transporte público da capital paraibana tem sido o lar do Projeto Humanizar, uma iniciativa que visa colocar motoristas, cobradores e lideranças de campo no lugar dos passageiros, trazendo novo olhar para as limitações e problemas enfrentados diariamente na rotina de quem usa o transporte público da cidade.

O Projeto Humanizar nasceu em 2016 com a proposta de tentar resolver o grande volume de reclamações que a Secretaria de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob) recebia referente ao transporte público da capital. O projeto foi então idealizado por Sandra Araújo, psicóloga da Semob-JP e especialista em dinâmicas de grupo. “É um projeto totalmente emocional, onde a gente trabalha o comportamental junto com o operacional”, explica.

Parte da capacitação do módulo “O Motorista Amigo do Ciclista” / Foto: Divulgação

O projeto tem como objetivo sensibilizar os profissionais do transporte público de João Pessoa através de dinâmicas de grupo, incluindo a inversão de papéis com pessoas com mobilidade debilitada. Sandra conta que a recepção do projeto foi muito positiva por parte das empresas operadores de transporte da capital, além de angariar parcerias, que segundo ela, foram fundamentais para a realização da capacitação.

“Nós notamos uma mudança de comportamento geral, tanto nas ruas quanto nos ônibus”, conta Sandra ao falar dos resultados do projeto que foram sentidos já durante as primeiras capacitações. Segundo Sandra, o projeto trouxe também uma união entre os operadores, mesmo de empresas diferentes. “Eles captaram a mensagem, que era justamente ser mais humano e empático com o outro, trabalhar como se fosse um só”, comenta.

Foto: Divulgação

A capacitação oferecida pelo projeto inclui módulos práticos e teóricos, onde durante as aulas a proposta é se colocar no lugar de quem utiliza o transporte público, especialmente pessoas com algum tipo de dificuldade como os deficientes, idosos, obesos, gestantes e também os ciclistas. “Eles vivenciaram o que ocorria com essas pessoas, como por exemplo queimar paradas para evitá-los”, conta.

Com as restrições impostas pela pandemia, o projeto foi colocado em pausa, mas no início do mês de agosto irá retornar de forma completamente digital para capacitar as lideranças de campo. “Esse ano a prática será um exercício de sensibilidade, vamos trabalhar esse novo normal. A pandemia trouxe diversos medos, por isso é importante ter inteligência emocional, saber juntar a razão com a emoção”, explica Sandra.

Para João Eduardo, Presidente do Instituto VIA, Presidente da Comissão de Direito de Trânsito da OAB e membro do Conselho Estadual de Trânsito da Paraíba, projetos como o humanizar são de extrema importância para diminuir os sinistros de trânsito. “Iniciativas como essa, promovem a mudança de comportamento tão necessárias a melhoria da qualidade do nosso condutor”, disse.

“Ainda estamos muito longe de atingir níveis satisfatórios de diminuição de índices de mortes e lesões no trânsito. O Brasil ainda trabalha, leis, vias, equipamentos, veículos e mas esquece o principal o fator humano”, lamenta. 

Simulação de mobilidade reduzida com pesos nas pernas / Foto: Divulgação

Enos Cunha, operador de ônibus de João Pessoa ficou muito satisfeito com a capacitação que teve presencialmente antes da pandemia. “Eu gostei muito do programa de capacitação oferecido pela Semob, pois nos mostrou o lado humano do nosso trabalho. O jeito certo de atender, de dar alguma informação, de escutar quando preciso e muitas outras coisas. Lembrar que mais que um usuário, ali está um ser humano, cada um com seu jeito, mas todo com o mesmo desejo de respeito e atenção”, contou.

O projeto humanizar deste ano tem como tema “Humanização do atendimento do cliente interno e externo”, e será iniciado na segunda quinzena de agosto, com uma programação de aulas que vai até dezembro deste ano. Sandra diz esperar que no próximo ano a situação da pandemia já esteja controlada para voltar com a capacitação presencial com os mais de dois mil colaboradores do transporte público da capital.

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