Resultados de busca
Senador inclui emenda no PL de porte de arma aos agentes de trânsito
Por Redação Portal
![Senador inclui emenda no PL de porte de arma aos agentes de trânsito](https://transitoweb.com.br/wp-content/themes/transitoweb/timthumb.php?src=https://transitoweb.com.br/wp-content/uploads/2022/02/marcos_do_val-marcos-oliveira-agsenado-450x300-1.jpg&w=606&h=403)
A inclusão dos Agentes de Trânsito no PL 3723/2019 que versa sobre o porte de arma segue com mobilização intensa. Em buscar de pressionar os Senadores e para encaminhar agilidade ao Projeto de Lei para o porte de arma funcional, requerido pelo agente de trânsito, o Senador Marcos Do Val (PPS-ES), em live pelo Instagram, como acompanhou o Trânsito Web, na última quinta-feira (24) admitiu que vai acatar a emenda 45 do Senador Telmário Mota, para incluir no PL 3723/2019 o porte de arma de fogo para os agentes de trânsito.
“Nós vamos acatar essas emendas. Então, para vocês agentes de trânsito que estavam preocupados, vai entrar no relatório. Repliquem essas informações, para que a categoria possa ficar mais tranquil, sabemos que de forma muito injusta, os agentes estão trabalhando fardados e desarmados”, explicou.
Como apurou o Trânsito Web, para o presidente da Associação dos Agentes de Trânsito do Brasil (AGT Brasil), Antônio Coelho, que foi um dos articuladores da tramitação do projeto, os agentes se deparam com casos de violência constantemente e, armados, podem ajudar a manter a segurança.
Ele destacou que após uma série de diálogos e articulações, a categoria já tem o apoio do senador e do relator. “Estamos na luta para aprovar tanto na Comissão de Justiça e Cidadania, como no plenário, e também na Câmara. Será feito justiça para a categoria”, explicou em áudio obtido pelo Trânsito Web.
Atualmente, o porte só é permitido para as categorias descritas no Estatuto do Desarmamento, como militares das Forças Armadas, policiais e guardas prisionais. O porte de armas é a autorização para que o indivíduo ande armado fora de sua casa ou local de trabalho. Difere da posse, que só permite manter a arma dentro de casa ou no trabalho.
Ainda segundo o presidente da AGT, em Brasília, uma série de mobilizações tentam pressionar os senadores para que a votação tenha efetividade na aprovação. Além disso, mensagens de reivindicações aos Senadores em suas redes sociais também contribui para mobilizar em torno da aprovação do projeto.
Em 2019, o então presidente Michel Temer vetou o projeto que autorizava uso de armas de fogo por agentes de trânsito, o projeto aprovado pelo Congresso em setembro permitia uso de armas por agentes de trânsito que estivessem em serviço.
Fonte
Deixe sua reação
Deixe seu comentário