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Renault terá novo SUV e motor 1.0 turbo no Brasil
Por Redação Portal
A marca francesa, que não lança modelos inéditos por aqui há alguns anos, disse que terá um novo SUV nacional, mas não falou quando isso vai acontecer.
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A Renault anunciou nesta segunda-feira (7) um pacote de novidades importantes para o Brasil. A marca francesa, que não lança modelos inéditos por aqui há alguns anos, disse que terá um novo SUV nacional, mas não falou quando isso vai acontecer.
Esse novo carro será construído sobre uma nova plataforma, CMF-B. E debaixo do capô vai contar com um igualmente novo motor 1.0 turbo, ainda sem números de potência e torque divulgados.
A plataforma CMF-B é usada largamente pela Renault no exterior e tem duas variações. É ela quem dá vida aos Renault Clio e Captur (diferente do produzido no Brasil). Já a versão simplificada, conhecida como CMF-B LS, é usada nos novos Dacia Logan e Sandero, além do Dacia Bigster, versão de 7 lugares do Duster. Não está claro qual delas será produzida em São José dos Pinhais (PR).
É provável que o novo SUV seja posicionado abaixo do Duster, como uma espécie de sucessor do Sandero Stepway e concorrente direto de Fiat Pulse e Volkswagen Nivus. Considerando a aliança Renault-Nissan, ainda é possível que o motor 1.0 vá parar em modelos da marca japonesa.
É notável que Kicks e Versa sofrem com o desempenho do motor 1.6 aspirado. A chegada de um propulsor turbo com mais potência e torque podem ajudar não apenas a impulsionar as vendas na Nissan, como também dar um volume de produção maior e ajudar a diluir os custos do investimento.
No comunicado, o presidente da Renault do Brasil, Ricardo Gondo, afirmou que as novidades devem ajudar a fabricante no plano de reposicionamento de marca no país. “A chegada da moderna plataforma CMF-B, juntamente com um novo motor 1.0 turbo dão continuidade à nossa estratégia de reforçar nossa presença em segmentos mais altos do mercado, coerente com o plano estratégico Renaulution”.
Essa estratégia foi apresentada em janeiro passado. De lá pra cá, as novas gerações de Logan e Sandero já foram descartadas para o nosso país, ao passo que o Mégane elétrico, recém-lançado na Europa, foi confirmado para o segundo semestre desse ano.
Fonte
Auto Esporte
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