Resultados de busca
Documentos do veículo obrigatórios: saiba quais são e o valor das taxas
Por Redação Portal
Para ajudar os motoristas, o Portal TransitoWeb resumiu cada documento que o motorista precisa ter para conduzir um veículo.
![Documentos do veículo obrigatórios: saiba quais são e o valor das taxas](https://transitoweb.com.br/wp-content/themes/transitoweb/timthumb.php?src=https://transitoweb.com.br/wp-content/uploads/2019/11/CRV-e1574423842520.jpg&w=606&h=403)
Saber conduzir um veículo não se resume apenas nas práticas da direção, porém em documentação regularizada que pode até confundir os mais experientes.
Para ajudar os motoristas, o Portal TransitoWeb resumiu cada documento que o motorista precisa ter para conduzir um veículo.
Confira
CNH
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é o documento que atesta que a pessoa está apta a conduzir seu carro. A CNH pode ser utilizada para identificação em todo território nacional.
Para ter a CNH, é preciso pagar as taxas referentes ao processo e passar por avaliações psicológica, física e mental. A etapa seguinte prevê um curso teórico na autoescola e uma prova para avaliar os conhecimentos adquiridos. Se aprovado, o interessado deve frequentar aulas práticas de condução veicular e passar pelo exame de direção.
O candidato aprovado nas avaliações receberá, em cerca de cinco dias úteis, a permissão para dirigir. A CNH definitiva será expedida após um ano da emissão se o condutor não tiver cometido infração de natureza grave ou gravíssima durante esse período. O motorista também não pode ter cometido infração de natureza média mais de uma vez.
Após tirar a carteira e o aluno tiver interesse em comprar um carro ele precisará emplacar o veículo.
Um carro novo só pode andar sem placa da concessionária até o posto de emplacamento do Detran, desde que o motorista esteja portando a nota fiscal do veículo. Rodar sem placa é infração grave, punida com sete pontos na carteira, multas, e apreensão do veículo em todo o país.
O emplacamento deve ser feito pelo proprietário no Detran do Estado onde será registrado o veículo.
Pagar taxa de lacração, taxa de registro de veículo, IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e o DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre);
Com os comprovantes e a documentação, levar o veículo ao posto do Detran para vistoria e emplacamento, onde serão emitidos o CRV (Certificado de Registro do Veículo – recibo de compra e venda) e o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo).
O que é o CRLV?
O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) é o documento de porte obrigatório que permite o tráfego livre do veículo, válido em todo o Brasil.
Este documento é obtido assim que o proprietário do veículo faz o primeiro Licenciamento do carro. Nele, está registrado o Renavam e sua emissão é feita de acordo com cada Estado brasileiro. O CRLV é gerenciado pelo CONTRAN e DENATRAN.
O que é o CRV?
O Certificado de Registro do Veículo – recibo de compra e venda consiste na consulta online a dados do antigamente chamado de DUT. O CRV é o documento utilizado para a transferência do veículo.
Fonte
Isabela Melo
Deixe sua reação
Deixe seu comentário