Fortune Mouse
Atenção
| Postado em 10 de março de 2022 às 3:20

Como saber se está na hora de trocar os amortecedores do carro?

Por Redação Portal

Como saber se está na hora de trocar os amortecedores do carro?
Reprodução

Os amortecedores podem durar quilometragens elevadas, de até 150.000 km, dependendo das condições de trabalho, que, por sua vez, estão ligadas ao estado dos pisos em que o carro roda, à carga que o veículo transporta e ao estilo de condução do motorista, entre outras variáveis.

Para saber a hora de trocar, o motorista deve observar se ocorrem mudanças no comportamento do carro. O sinal mais nítido é dado pela carroceria.

Se ela passa a oscilar mais, afundando a frente quando o carro freia ou empinando quando o carro acelera, e lateralmente nas curvas.

Carro que trepida muito em oscilações da pista ou que a traseira balança mais que gelatina pode indicar que chegou a hora. Se ao entrar em uma curva parece que o veículo desgarra e joga a traseira, também deve ser culpa do amortecedor.

Ruídos toda vez que a suspensão trabalha é outro indício. E, se ao encarar o buraco mais inocente, a suspensão dá final de curso (ouve-se uma batida seca), pode levar o veículo imediatamente  a uma concessionária ou oficina.

Outra dica é fazer um exame visual dos amortecedores, procurando sinais de desgaste e vazamentos de óleo, e conferindo também o estado de outros componentes da suspensão, incluindo os pneus, que podem apresentar desgaste irregular. Se ainda assim restarem dúvidas, consulte um profissional.

Pressionar a traseira do carro revela o estado do amortecedor?

Muita gente que dá a dica de testar o amortecedor assim: pressiona a traseira duas vezes para baixo e a solta bruscamente. Rege a cartilha que, se a suspensão balançar para cima e para baixo muitas vezes, o amortecedor já era.

Não é bem assim. Não chega a ser um mito, porém é uma avaliação  subjetiva, pois depende das características da suspensão de cada veículo.

O que trocar com o amortecedor?

Existe um kit que inclui ainda buchas, parafusos de fixação, coxins e batentes. O amortecedor gasto não implica necessariamente que os outros itens estejam comprometidos e tenham de ser trocados.

Especialistas, no entanto, recomendam que se renove o conjunto.

Afinal, já que está mudando o amortecedor, manter coxins e batentes velhos talvez comprometa a vida útil do componente do conjunto.

 

Fonte
Quatro Rodas


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas
Mais Vídeos
Ambulância: dê a preferênciaAmbulância: dê a preferência
Vídeos

Ambulância: dê a preferência

Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito

0
Would love your thoughts, please comment.x