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Como saber se está na hora de trocar os amortecedores do carro?
Por Redação Portal
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Os amortecedores podem durar quilometragens elevadas, de até 150.000 km, dependendo das condições de trabalho, que, por sua vez, estão ligadas ao estado dos pisos em que o carro roda, à carga que o veículo transporta e ao estilo de condução do motorista, entre outras variáveis.
Para saber a hora de trocar, o motorista deve observar se ocorrem mudanças no comportamento do carro. O sinal mais nítido é dado pela carroceria.
Se ela passa a oscilar mais, afundando a frente quando o carro freia ou empinando quando o carro acelera, e lateralmente nas curvas.
Carro que trepida muito em oscilações da pista ou que a traseira balança mais que gelatina pode indicar que chegou a hora. Se ao entrar em uma curva parece que o veículo desgarra e joga a traseira, também deve ser culpa do amortecedor.
Ruídos toda vez que a suspensão trabalha é outro indício. E, se ao encarar o buraco mais inocente, a suspensão dá final de curso (ouve-se uma batida seca), pode levar o veículo imediatamente a uma concessionária ou oficina.
Outra dica é fazer um exame visual dos amortecedores, procurando sinais de desgaste e vazamentos de óleo, e conferindo também o estado de outros componentes da suspensão, incluindo os pneus, que podem apresentar desgaste irregular. Se ainda assim restarem dúvidas, consulte um profissional.
Pressionar a traseira do carro revela o estado do amortecedor?
Muita gente que dá a dica de testar o amortecedor assim: pressiona a traseira duas vezes para baixo e a solta bruscamente. Rege a cartilha que, se a suspensão balançar para cima e para baixo muitas vezes, o amortecedor já era.
Não é bem assim. Não chega a ser um mito, porém é uma avaliação subjetiva, pois depende das características da suspensão de cada veículo.
O que trocar com o amortecedor?
Existe um kit que inclui ainda buchas, parafusos de fixação, coxins e batentes. O amortecedor gasto não implica necessariamente que os outros itens estejam comprometidos e tenham de ser trocados.
Especialistas, no entanto, recomendam que se renove o conjunto.
Afinal, já que está mudando o amortecedor, manter coxins e batentes velhos talvez comprometa a vida útil do componente do conjunto.
Fonte
Quatro Rodas
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