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Cópia do Fusca com visual retrô é registrada no Brasil
Por Redação Portal
O modelo teve a patente registrada e publicada nesta terça-feira (15) na revista do Instituto Nacional da Propriedade Industrial, o Inpi.
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Imagine um Fusca com a frente de um carro americano das décadas de 1940 e 1950. Pensou? A chinesa Great Wall também. E criou o Wey Fuguchaojia. Se o nome é estranho, o visual não é menos exótico.
Mas o que o Brasil tem a ver com isso? Pois o modelo teve a patente registrada e publicada nesta terça-feira (15) na revista do Instituto Nacional da Propriedade Industrial, o Inpi.
Isso não quer dizer que o Fusca retrô será vendido no país. As fabricantes costumam registrar seus modelos em diferentes mercados para se protegerem de eventuais plágios. Isso chega a ser irônico quando o próprio Wey Fuguchaojia tem muito do clássico Fusca.
A maior diferença do Wey Fuguchaojia é que a dianteira tem um capô elevado e comprido, com uma gigantesca grade cromada. A traseira também tem a tampa do porta-malas pronunciada, como nos carros clássicos dos anos 1940.
Se o exterior é retrô, a cabine mescla o clássico com o moderno. O volante lembra o do próprio Fusca, mas há comandos de som e assistência à condução. Quadro de instrumentos digital e uma grande central multimídia que se prolonga até o lado do passageiro fazem lembrar que esse é um veículo de 2022.
O Wey Fuguchaojia foi exibido pela primeira vez no Salão de Chengdu de 2021. Além do mercado chinês, ele deve ser vendido na Europa. Sua motorização ainda não foi anunciada. No continente europeu, ele deve ser vendido com um propulsor elétrico de 175 cv. A autonomia ficará acima dos 300 km.
Esse não é o primeiro clone do Fusca a ser registrado no Brasil pela Great Wall. Em novembro, a fabricante patenteou o Ora Ballet Cat. A chegada desse modelo específico por aqui é improvável nesse primeiro momento.
Isso porque a Great Wall anunciou planos de vender veículos de três marcas do grupo: Haval, de SUVs, Poer, de picapes, e Tanks, também de SUVs, mas com pegada off-road.
Considerando que o Fuguchaojia leve a marca Wey, as chances de ele ser vendido no Brasil também são pequenas. Porém, qualquer afirmação nesse sentido é pura especulação – e a Great Wall também vai concentrar seus esforços em se estabelecer no Brasil com modelos mais “convencionais” e menos controversos.
Fonte
Auto Esporte
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