Fortune Mouse
IPVA
| Postado em 29 de março de 2022 às 2:29

Como consultar o IPVA de um carro?

Por Redação Portal

Vamos explicar, de maneira didática e objetiva, os principais pontos que geram dores de cabeça nos proprietários de veículos antes mesmo de o boleto com o valor do interminável imposto determinar o tamanho do buraco no orçamento de cada início de ano.

Como consultar o IPVA de um carro?
Reprodução

Quem passa sufoco todos os anos não apenas para pagar o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), mas também para descobrir qual o valor do imposto e outras questões, principalmente em relação a carros usados, poderá tirar dúvidas neste guia.

Vamos explicar, de maneira didática e objetiva, os principais pontos que geram dores de cabeça nos proprietários de veículos antes mesmo de o boleto com o valor do interminável imposto determinar o tamanho do buraco no orçamento de cada início de ano.

A primeira questão, e também a mais óbvia, é sobre como consultar o IPVA de um carro. A resposta para esta pergunta quem dá é a Secretaria da Fazenda do Governo do Estado de São Paulo – mas ela é válida para todas as regiões do Brasil, ok?.

“A consulta pode ser realizada nos terminais de autoatendimento, internet banking e aplicativos de celular disponibilizados pelos bancos, bastando informar o número do Renavam do veículo”.

No caso de veículos registrados em São Paulo, também é possível verificar o valor do imposto diretamente no portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento, bastando informar o número do Renavam e a placa do veículo.

Imagem mostra onde encontrar o Renavam na versão digital do CRLV (Imagem: Captura de tela/Paulo Amaral, Canaltech)

O número do Renavam, para quem não sabe, é o equivalente ao RG ou CPF do veículo. Ele está registrado no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).

Como saber o IPVA de um carro zero quilômetro?

Se você acabou de comprar um carro novo, desde que zero quilômetro, provavelmente já sairá da loja ou da concessionária sabendo o quanto terá de pagar de IPVA para rodar com ele dentro da lei.

Para saber o IPVA de um carro zero quilômetro, o procedimento é simples. Primeiro, caso não tenha certeza, olhe no documento a categoria do veículo, pois as alíquotas mudam de acordo com ela.

No caso dos carros de passeio, que são os mais comuns, o valor do IPVA é 4% em cima do que estiver registrado na nota fiscal de compra. Só que o quanto o dono vai pagar depende de quando foi feita a aquisição.

Segundo a Secretaria da Fazenda, a Lei nº 13.296/2008, artigos 10 e 11, estabelece o seguinte a respeito da cobrança de IPVA para um carro novo:

“No caso de veículo novo, o imposto será calculado de forma proporcional ao número de meses restantes do ano civil, incluído o mês da ocorrência do fato gerador. Por exemplo: um veículo novo adquirido em junho pagará um imposto proporcional de 7/12, pois restam 7 meses no ano civil (junho a dezembro)”.

Vale lembrar que esse percentual de 4% é válido para os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Nos demais estados, as alíquotas vigentes em 2022 são as seguintes:

  • Acre, Espírito Santo, Rondônia e Tocantins (2%);
  • Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí e Sergipe (2,5%);
  • Alagoas, Amazonas, Mato Grosso, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Roraima (3%);
  • Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Paraná (3,5%);
  • Goiás (3,75%).

Como saber quanto custa o IPVA de um carro usado?

O cálculo do IPVA de um carro usado leva em consideração o ano de fabricação e o estado de registro do veículo. Para saber quanto custa o IPVA de um carro usado, no entanto, há um detalhe importante.

O governo faz o cálculo utilizando como base o valor venal do veículo no mês de setembro do ano anterior ao do imposto vigente. No caso do IPVA 2022, por exemplo, o preço levado em consideração para estipular o IPVA constava na tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) de setembro de 2021.

Sequência mostra como fazer para descobrir o valor de IPVA a pagar de um carro usado no site da SEFAZ (Imagem: Captura de tela/Paulo Amaral, Canaltech)

Descoberto o valor venal do carro usado, basta aplicar a alíquota correspondente praticada em cada estado, como mostramos no outro tópico, e pronto.

Vale lembrar também que o caminho utilizado para consultar o IPVA de um carro, ou seja, acessando a Secretaria da Fazenda do estado em que ele foi registrado, vale também para este tópico, ok?

Como saber se o IPVA de um carro usado está pago?

Já que o tema é evitar dores de cabeça, nada melhor do que saber se o IPVA daquele carro usado que você está de olho está pago antes de, efetivamente, comprar o veículo, não é mesmo?

Primeiro passo após acessar o site do Detran é ir na aba “Infrações e Multas” (Imagem: Divulgação/Detran-SP)

Para consultar se a situação de um carro usado está regularizada em relação ao pagamento do IPVA, não é necessário ter dados pessoais do proprietário, mas sim do veículo que deseja pesquisar.

O primeiro passo é acessar o portal do Detran do seu estado. Em São Paulo, também é possível fazer isso diretamente pelo aplicativo do Poupatempo, disponível para sistemas Android e iOS.

Site do Detran disponibiliza pesquisa de débitos, como IPVA (Imagem: Divulgação/Detran-SP)

Dentro do site, ou do app, clique na aba “Serviços” e siga os seguintes passos:

  1. Clique em “Infrações e Multas de Trânsito”;
  2. Clique em “Pesquisa de Débitos e Restrições de Veículos de Terceiros”;
  3. Clique em “Débitos e Restrições”;
  4. Insira os dados da placa do veículo que deseja consultar;
  5. Insira o número do RENAVAM do veículo.

Como puxar o boleto para pagar o IPVA?

Chegamos, enfim, à última das dúvidas relacionadas ao IPVA: como puxar o boleto para pagar o imposto? Este é um tópico importante, pois muitas pessoas ainda caem em golpes praticados por criminosos.

A maioria dos estados brasileiros adotou o formato digital para o pagamento do IPVA. A maneira mais simples de fazer o pagamento é pela rede bancária autorizada (guichê do caixa, autoatendimento ou internet banking).

Uma simples busca pelos sites da SEFAZ de cada estado ajuda a encontrar o boleto do IPVA (Duncan Meyer/Unsplash/CC)

O pagamento também pode ser feito nas casas lotéricas, utilizando para isso o código Renavam, que tanto abordamos durante esse conteúdo, e você já sabe direitinho onde encontrá-lo, né?

Há ainda a forma mais antiga, de puxar o boleto para pagar o IPVA. Isso pode ser feito de duas maneiras:

  • Pelo portal do Detran de cada estado;
  • Pelo portal da SEFAZ (Secretaria da Fazenda) de cada estado.

Ao acessar o portal, siga os seguintes passos: Busque por IPVA, clique em “pagamento”; informe o Renavam, placa do veículo e as demais informações que forem solicitadas e, enfim, emita a guia de pagamento.

Cuidado com o boleto falso

Alguns estados brasileiros ainda mandam o carnê para pagamento via Correios para os contribuintes. São Paulo, Paraná e outras praças já aboliram a prática, mas, no Distrito Federal, ela ainda é válida, e fez novas vítimas em 2022.

Estado do Paraná não envia mais o boleto do IPVA pelos Correios, como fazia em 2016 (Imagem: Angelo Rigon/Flickr/CC)

Segundo o jornal Correio Braziliense, os contribuintes estão recebendo documentos via Correios muito parecidos com os oficiais, emitidos pela Secretaria de Economia (SEEC). Eles, no entanto, seriam falsificados, com a intenção de lesar quem efetuar o pagamento sem se atentar a esse detalhe.

Em nota enviada ao jornal, a SEEC afirmou desconhecer a existência dos boletos falsos, mas orientou o consumidor que desconfiar da origem do documento a gerar um novo, ou pelo portal de serviços da Receita do DF (www.economia.df.gov.br), ou pelo aplicativo Economia DF.

 

 

Fonte
CanalTech


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas
Mais Vídeos
Ambulância: dê a preferênciaAmbulância: dê a preferência
Vídeos

Ambulância: dê a preferência

Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito

0
Would love your thoughts, please comment.x