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Fábricas da Renault retomam produção de carros no Paraná
Por Redação Portal
A paralisação temporária das fábricas da Renault teve como motivo a falta de componentes automotivos.
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O complexo industrial da Renault, no Paraná, voltou a ativa no último dia 11, após a paralisação de uma semana. A paralisação temporária das fábricas da Renault teve como motivo a falta de componentes automotivos.
No início do mês, o Garagem360 reportou sobre a paralisação que a montadora francesa faria por falta de componentes. Dessa forma, após uma semana com a linha de montagem totalmente paralisada, a marca reiniciou as atividades essa semana.
Mesmo com a retomada da produção gradativa, o problema de escassez automotiva ainda abala as montadoras, entre elas, a Renault, que durante os dias 04 e 08 de abril, paralisou a linha de produção de seu polo industrial no estado do Paraná. A retomada das atividades aconteceu essa semana, no último dia 11.
Conforme apurado, o motivo dos dias sem atividades se deu pela falta de componentes automotivos, que ainda é um problema para todas as montadoras.
Após o início da guerra entre os países do leste europeu, a aquisição de componentes derivados da região também foi dificultada.
O problema foi agravado pela falta de outros produtos que também afetaram a linha de produção da marca, como a suspensão de componentes elétricos vindos da Ucrânia e o níquel russo.
Conforme já informado pelo Garagem360, e válido lembrar que as questões de dificuldade em aquisição de insumos não se restringe à Renault. Pelo contrário, é um problema que afeta diretamente todas as montadoras ao redor do globo.
A nova picape compacta Renault Oroch, apresentada essa semana, conta com novidades como o motor turbo TCe 1.3 flex.
O propulsor é produzido na Espanha, no entanto, todo o desenvolvimento da versão flex ficou a cargo da equipe de engenheiros do RTA (Renault Tecnologia Américas), que fica no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, no Paraná.
O veículo ficou mais robusto e conta com modificações no design externo, interno e além do novos itens de equipamentos embarcados, tanto para maior auxílio de segurança, conforto e conectividade.
Para a linha 2023, a picape passa a ser comercializada em três novas versões: PRO, Intense e Outsider.
As duas primeiras trazem o motor 1.6 SCe, com a nova transmissão manual de seis velocidades, enquanto a topo de gama Outsider estreia o motor turbo 1.3 TCe Flex, o mesmo adotado no Captur e Duster, com 170 cv e 27,5 kgfm de torque.
Fonte
Garagem 360
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