Fortune Mouse
Discurso
| Postado em 30 de junho de 2022 às 9:37

Secretário apresenta Pnatrans na ONU e destaca compromisso do Brasil com segurança viária

Secretário apresenta Pnatrans na ONU e destaca compromisso do Brasil com segurança viária
Reprodução

O Secretário Nacional de Trânsito do Ministério da Infraestrutura, Frederico Carneiro, apresentou nesta quinta-feira (30), o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), durante da Reunião de Alto Nível sobre Aprimoramento da Segurança Viária Global, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque.

A apresentação teve como objetivo mostrar a importância de aumentar a segurança viária no Brasil. O Pnatrans foi criado pelo Governo Federal com o objetivo de elevar a conscientização da responsabilidade coletiva.

Representantes de diversos países discutiram estratégias e ações a serem tomadas em prol da segurança viária no mundo. Na busca por reduzir o número de mortos e de pessoas com lesões em decorrência de acidentes de trânsito, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) atua com políticas públicas voltadas à promoção do tema no Brasil. Em sua participação, o secretário ressaltou os esforços globais na promoção da segurança viária e da mobilidade sustentável, além de reconhecer a importância desse tema na agenda global desta década.

O Pnatrans foi desenvolvido pelo MInfra, com forte participação social e está estruturado em seis pilares: gestão de segurança no trânsito; vias seguras; segurança veicular; educação para o trânsito; atendimento às vítimas e Aplicação da Lei. Além disso, o plano está alinhado ao plano global e aos objetivos de desenvolvimento sustentável.

“O Brasil reafirma o compromisso de reduzir pela metade o número de mortes e feridos graves em nossas estradas até 2030, implementando medidas efetivas, que são abordadas em nosso Pnatrans”, disse Frederico Carneiro.

 

Para o secretário nacional, existem “enormes desafios pela frente”, considerando o tamanho continental do Brasil, com nuances regionais e locais. No entanto, Carneiro acredita que, com o engajamento nacional e internacional, cerca de 86 mil vidas serão salvas até o final da década. “Para atingir esse objetivo, precisamos de comprometimento, dedicação e parceria”, completou.

Fonte
Isabela Melo

Tags


Notícias Relacionadas
Mais Vídeos
O poder das motogirls: o trabalho das entregadoras na Paraíba | Mirian de AraújoO poder das motogirls: o trabalho das entregadoras na Paraíba | Mirian de Araújo
Vídeos

O poder das motogirls: o trabalho das entregadoras na Paraíba | Mirian de Araújo

Velocidade com Responsabilidade: a filosofia de um piloto – Entrevista com Halley AmorimVelocidade com Responsabilidade: a filosofia de um piloto – Entrevista com Halley Amorim
Vídeos

Velocidade com Responsabilidade: a filosofia de um piloto – Entrevista com Halley Amorim

Jogos Digitais na Educação para o Trânsito – Entrevista com Igor Lucena da Think BoxJogos Digitais na Educação para o Trânsito – Entrevista com Igor Lucena da Think Box
Vídeos

Jogos Digitais na Educação para o Trânsito – Entrevista com Igor Lucena da Think Box

Documentário vidas em trânsitoDocumentário vidas em trânsito
Vídeos

Documentário vidas em trânsito