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Encosto de cabeça: ele não é para descanso – aprenda a regular
Por Redação Portal
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Na hora de viajar, ou num momento de cansaço, é comum que alguns passageiros do carro se aproveitem do confortável encosto de cabeça, presente no banco dos carros, para se acomodar melhor. Pode até parecer, mas não é essa a sua função. O encosto de cabeça é feito para proteger o passageiro no caso de uma parada repentina ou uma colisão, evitando lesões e fraturas.
Este apoio protege, mais especificamente, o passageiro de sofrer lesões na coluna. E para desempenhar bem sua função ele deve estar ao menos na altura do centro da cabeça.
Segundo a Lei Nº 9.503 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em seu inciso 3º do artigo 105, é obrigatório o “encosto de cabeça, para todos os tipos de veículos automotores, segundo normas estabelecidas pelo CONTRAN”. A lei foi alterada em 2020 e agora exige que todos os bancos dos novos carros tenham o item de segurança.
A obrigatoriedade legal em todos os bancos foi importante para maior segurança de todos. Em uma pesquisa disponível no G1, o médico e diretor da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), Dirceu Rodrigues Alves falou da importância do encosto.
“O objetivo é a gente evitar que o sujeito tenha aquilo que nós chamamos de efeito chicote. É proteger a cabeça e o pescoço desse indivíduo para que, em uma freada brusca ou uma colisão, ele não tenha um impacto sobre a coluna cervical, que é um perigo, porque ele pode ter morte imediata. Lesionando a coluna cervical, ele vai ter parada respiratória seguida de parada cardíaca. Então, isso é um equipamento de segurança, como é o airbag, como é o cinto de segurança.”
Cinto de três pontos é crucial como o encosto de cabeça
O cinto de três pontos também passou a ser obrigatório em todos os assentos do veículo, junto do encosto de cabeça. A mudança veio por questões de maior segurança, principalmente para o passageiro do centro do banco de trás.
Segundo o Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi): “O cinto de três pontos é essencial para todo veículo, principalmente por reter melhor os ocupantes em sua posição e propicia uma distância maior dos ocupantes das partes rígidas do veículo”, explica Emerson Feliciano, superintendente do órgão.
Fonte
Auto Papo
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