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| Postado em 02 de agosto de 2022 às 12:11

Ferrari 296 de competição tem tecnologia de F1 para desmontar o carro em segundos

Por Redação Portal

Sucessor da 296 GT3 fará sua estreia nas 24 horas de Daytona no ano que vem.

Ferrari 296 de competição tem tecnologia de F1 para desmontar o carro em segundos
Reprodução

A Ferrari 296 GTB será lançada no Brasil em dezembro. O esportivo, ainda sem preço, chega ao país com um motor V6 3.0 biturbo de 663 cv, aliado a outro propulsor elétrico com 167 cv, totalizando 830 cv. Entretanto, a versão de competição, a 296 GT3, dispensou qualquer tipo de eletrificação, e sua estreia será na tradicional prova das 24h de Daytona, nos Estados Unidos, em 2023.

O modelo de corrida é equipado com um motor seis cilindros 3.0 turbo, posicionado na parte central da traseira, de 600 cv e 72,4 kgfm. O motor está conectado a uma caixa de câmbio de seis marchas feita especialmente para este carro.

Vale lembrar 296 GTB GT3 é a sucessora da Ferrari 488 GT3, que é nada menos do que a Ferrari de competição com mais títulos da história: participou de 770 corridas, das quais venceu 429, e conquistou 107 títulos.

De acordo com a fabricante de Maranello, o chassis e a dinâmica deste 296 GT3 foram pensados e desenhadas para “oferecer prestações e facilidade de condução para os pilotos profissionais”.

A Ferrari diz que este 296 GT3 tem 20% a mais de downforce do que o 488 GT3, o que faz com que este novo esportivo seja bastante estável em todas as situações de corrida. E o peso dele é incrivelmente leve: são 1250 kg.

Ferdinando Cannizzo, chefe de design de carros de corrida de Gran Turismo da Ferrari, disse: “Analisamos como estão fazendo as coisas na Fórmula 1 e nos protótipos e copiamos isso. Trocamos algumas ideias e conceitos com a equipe de F1.”

Ainda segundo Cannizzo, o carro foi projetado para fornecer desempenho e confiabilidade e para corridas de ‘Sprint’ e ‘Endurance’.

Uma das tecnologias que vêm dos carros de F1 é a capacidade de acelerar os procedimentos de reparação e substituição de partes do carro durante as corridas. Várias peças da dianteira e da traseira podem ser desmontadas e trocadas em segundos graças as novas soluções implementadas pela Ferrari junto com a equipe de F1.

O cockpit tem uma posição de condução melhor do que de seu antecessor, afirma a Ferrari. Muitos dos controles são, aliás, inspirados nos carros de F1, como é o caso do volante. Este modelo ainda conta com um sistema de ar-condicionado específico para as necessidades do piloto durante as corridas.

Agora é aguardar e estreia e ver se a 296 GT3 terá o mesmo sucesso do antecessor.

 

Fonte
Auto Esporte


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