Resultados de busca
Entenda porque 67% dos carros de locadora no Brasil têm placa de Minas
Por Redação Portal
É provável que se você alugar um carro ou solicitar um transporte por aplicativo, ele tenha placa de Minas Gerais.
![Entenda porque 67% dos carros de locadora no Brasil têm placa de Minas](https://transitoweb.com.br/wp-content/themes/transitoweb/timthumb.php?src=https://transitoweb.com.br/wp-content/uploads/2019/11/Vistoria-Detran-Minas.jpg&w=606&h=403)
É provável que se você alugar um carro ou solicitar um transporte por aplicativo, ele tenha placa de Minas Gerais.
A Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), relatou que 67% da frota de 826.331 automóveis e comerciais leves para aluguel registrada em 2018 são de veículos emplacados em território mineiro, percentual que corresponde a 554.917 veículos. Mas qual o motivo desse alto índice?
A razão é que a Secretaria de Fazenda de Minas cobra alíquota de 1% do IPVA para locadoras ou 1/4 do percentual praticado para automóveis licenciados para pessoas físicas. Outro Estado que oferece este benefício é o Paraná. E o Rio de Janeiro, a alíquota é ainda menor: apenas 0,5%.
Segundo o presidente do Conselho Nacional da Abla, não é apenas o custo do IPVA que pesa nesta escolha.
“Hoje os valores de IPVA são quase os mesmos na maioria dos Estados. Entretanto, o que muda radicalmente é a prestação de serviços do respectivo Detran e as taxas aplicadas. Para as locadoras, cada dia de carro parado por burocracia sem sentido do Detran implica em prejuízo. O Estado de Minas Gerais entendeu isso e tem um serviço eficiente e eficaz”, justifica o executivo.
Acrescenta ainda que a demora de mais de 15 dias em alguns Detrans, para realizar o emplacamento também contribui.
“Isso dificulta a distribuição da frota, mesmo porque a legislação aplicável ao caso diz que os veículos devem ser emplacados no domicilio do proprietário, ou seja, no caso de pessoa jurídica pode ser a sede, e várias locadores têm sua sede em Minas Gerais”, explica.
Fonte
Uol
Deixe sua reação
Deixe seu comentário