Fortune Mouse
Informativo
| Postado em 20 de dezembro de 2019 às 7:30

Você saberia como socorrer vítimas em caso de acidentes graves?

É importante saber pelo menos o básico

Você saberia como socorrer vítimas em caso de acidentes graves?
Usar os triângulos de segurança para sinalizar aos demais motoristas que ocorreu um acidente/Reprodução

Imagine que você está viajando com o seu carro por uma estrada e presencia um acidente sério, como um capotamento, por exemplo, ou algo parecido. Você saberia como atuar para socorrer possíveis vítimas e evitar que outros veículos se envolvam no desastre? Pois, muitas vezes, no intuito de ajudar, acabamos causando mais problemas por simples falta de conhecimento sobre como agir nesses momentos.

Os órgãos de trânsito costumam fornecer cartilhas e manuais informativos sobre como devemos atuar em caso de acidente. Entretanto, vamos ser sinceros: não é todo mundo que dedica um tempinho para ler esses materiais, sem falar que, quando a situação se apresenta, quem é que se lembra de todos os pormenores que os livrinhos trazem?

Por essa razão, de acordo com Alejandro Tovar, do El País, é importante saber pelo menos o básico — e ele conversou com Ana María Novella, presidente de uma associação focada no combate a acidentes de trânsito na Espanha (chamada STOP Accidentes), para facilitar as nossas vidas. É legal ressaltar que, apesar da associação ser espanhola, as dicas valem aqui para o Brasil também!

P.A.S.

Viu a sigla acima? É dela que você precisa se lembrar para saber como atuar caso presencie um acidente de trânsito, e as letras se referem às palavras Proteger, Avisar e Socorrer — e representam a ordem e ações que devem ser tomadas na hora de ajudar em um desastre.

Proteger

Antes de tomar qualquer atitude, o primeiro a se fazer é parar em local adequado e usar os triângulos de segurança para sinalizar aos demais motoristas que ocorreu um acidente — e, dessa forma, prevenir que mais acidentes possam acontecer.

Avisar

Depois de proteger a área, o próximo passo é avisar os serviços de emergência e informar a localização exata de onde o acidente aconteceu. Também é importante passar todos os detalhes que você tiver sobre a situação e, se for possível, descrever como tudo ocorreu.

Socorrer

Só depois de proteger a área e avisar aos serviços de emergência é que devemos tentar socorrer possíveis vítimas. Essa etapa, por sinal, é a mais complexa, uma vez que nem todo mundo tem conhecimento de primeiros socorros. Em um primeiro contato, a recomendação mais comum — e importante — é que, sempre que possível, devemos evitar mover o acidentado.

Medidas importantes

Também é indicado comprovar se a pessoa ainda tem sensibilidade nas extremidades do corpo e afrouxar suas roupas caso elas estejam incomodando e cobrir o acidentado com uma manta, já que, mesmo que faça calor, em situações como essas, nossos corpos perdem energia rapidamente. Outra coisa importante: nunca, jamais, dê qualquer medicamento ou mesmo água à vítima, nem tente fazer qualquer coisa para a qual você não está preparado, como a reanimação cardiopulmonar.

Fonte
Mega Curioso

Tags


Notícias Relacionadas
Mais Vídeos
O poder das motogirls: o trabalho das entregadoras na Paraíba | Mirian de AraújoO poder das motogirls: o trabalho das entregadoras na Paraíba | Mirian de Araújo
Vídeos

O poder das motogirls: o trabalho das entregadoras na Paraíba | Mirian de Araújo

Velocidade com Responsabilidade: a filosofia de um piloto – Entrevista com Halley AmorimVelocidade com Responsabilidade: a filosofia de um piloto – Entrevista com Halley Amorim
Vídeos

Velocidade com Responsabilidade: a filosofia de um piloto – Entrevista com Halley Amorim

Jogos Digitais na Educação para o Trânsito – Entrevista com Igor Lucena da Think BoxJogos Digitais na Educação para o Trânsito – Entrevista com Igor Lucena da Think Box
Vídeos

Jogos Digitais na Educação para o Trânsito – Entrevista com Igor Lucena da Think Box

Documentário vidas em trânsitoDocumentário vidas em trânsito
Vídeos

Documentário vidas em trânsito