Resultados de busca
O que deve ser analisado antes de comprar uma moto?
Por Redação Portal
Saiba que é preciso ter alguns cuidados antes de fechar o negócio
![O que deve ser analisado antes de comprar uma moto?](https://transitoweb.com.br/wp-content/themes/transitoweb/timthumb.php?src=https://transitoweb.com.br/wp-content/uploads/2019/12/Motocicleta-e1577355813616.jpg&w=606&h=403)
O que deve ser analisado antes de comprar uma moto? Os preços das motos zero-quilômetro podem ser bem altos, especialmente para alguns modelos mais recentes. Por isso mesmo, uma alternativa usada por muitos brasileiros é comprar uma moto usada ou seminova.
Se você está pensando em comprar uma moto usada, saiba que é preciso ter alguns cuidados antes de fechar o negócio, evitando, assim, problemas no futuro. Tais cuidados estão relacionados à documentação, ao bom estado de conservação e, também, aos procedimentos para regularizar a situação da moto no DETRAN.
Veja os cuidados abaixo:
1. Consulte o histórico da sua moto através do RENAVAM
O RENAVAM – Registro Nacional de Veículos Automotores – é um banco de dados no qual estão cadastradas informações importantíssimas sobre o veículo. Com esse número e o número da Placa, você pode entrar no site do DETRAN do seu estado e verificar o histórico da sua moto, identificando:
– se há restrições judiciais, débitos em aberto (como multas) e sinistros
– se a moto é regular ou se foi roubada/furtada
– ano de fabricação, chassi e características originais da sua moto
2. Faça uma revisão com um mecânico de confiança
Antes de comprar a moto, você tem o direito de fazer uma revisão e se inteirar das suas reais condições de funcionamento.
3. Não confie somente do hodômetro
Hodômetros (medidores de quilometragem) podem ser alterados para que a moto pareça muito menos rodada do que é. Por isso, além de conferir o que diz o hodômetro, busque por sinais visuais que indiquem um desgaste em pedais e guidão. Se existirem esses sinais, desconfie.
4. Faça um test-drive
Antes de concretizar a compra, você pode pedir ao vendedor um test drive, ou seja, que você conduza a moto para ver alguns detalhes, como o alinhamento, bom funcionamento e até mesmo se ela é compatível com as suas expectativas.
5. Tenha muito cuidado com falsificações
A venda dos famosos “veículos clonados” infelizmente é uma realidade e acontece com uma frequência maior do que imaginamos. Por isso, cheque o número do chassi, identificando se ele é o mesmo no documento e no que está gravado na moto.
O que fazer depois de comprar a moto?
Se você já teve todos os cuidados dos quais falamos no tópico anterior e decidiu pela compra da moto, saiba que serão necessários alguns passos para regularizar a documentação do veículo. Esses passos são os seguintes:
1. Assinar o Recibo de Compra e Venda
2. Realizar a Transferência de Propriedade
Ao passar por todo esse processo, a sua moto estará com os documentos em dia (e em seu nome). Dessa forma, você evita problemas, como multas por trafegar com veículos sem o licenciamento e o registro regularizados.
Fonte
Mix Vale
Deixe sua reação
Deixe seu comentário