Resultados de busca
Erros mais comuns que reprovam no exame de direção
Por Redação Portal
![Erros mais comuns que reprovam no exame de direção](https://transitoweb.com.br/wp-content/themes/transitoweb/timthumb.php?src=https://transitoweb.com.br/wp-content/uploads/2020/04/Exame-de-direção-e1586437044649.jpg&w=606&h=403)
O processo para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) envolve diversas etapas e entre elas está o tão temido exame de direção. É nessa fase, inclusive, que está o maior índice de reprovações,, bem superior aos números da prova teórica.
Em 2024, o Departamento Estadual de Trânsito do Mato Grosso do Sul (Detran-MS) fez um levantamento sobre o processo de obtenção da CNH em que 114 mil pessoas realizaram o exame de direção. Desse montante, 37.860 pessoas tentaram a Categoria A (motocicletas) e 76.199 buscaram a Categoria B (automóveis). Os números mostram que 61,7% dos candidatos foram aprovados na prova para motos, enquanto apenas 49,6% conseguiram passar no exame para automóveis.
Mas, afinal, quais são as atitudes que mais levam os candidatos a ‘tomar bomba’ na prova prática? O Detran-MS divulgou os erros mais comuns que acabam eliminando os futuros motoristas.
Principais erros na prova de direção de moto – Categoria A
Colocar o(s) pé(s) no chão com o veículo em movimento
Descumprir o percurso preestabelecido
Iniciar a prova sem o capacete corretamente ajustado ou sem viseira/óculos de proteção.
Principais erros na prova de carro – Categoria B
Avançar sobre o balizamento ao tentar colocar o veículo na vaga;
Não conseguir estacionar na área balizada em até três tentativas, dentro do tempo limite de 5 minutos;
Dirigir de forma que ameace pedestres ou outros veículos (infração prevista no Art. 170 do Código de Trânsito Brasileiro).
Além disso, outros erros como não fazer ou respeitar a a sinalização correta também são comuns e prejudiciais. Esquecer de dar a seta, avançar placa de “pare”, engatar a marcha errada, ultrapassar o limite de velocidade ou não demonstrar domínio sobre o carro são alguns exemplos.
No Mato Grosso do Sul, o candidato pode acumular no máximo três pontos por erros cometidos no exame de direção. Caso atinja o quarto ponto ou cometa uma falta eliminatória, a reprovação é automática. As faltas são classificadas em: graves (3 pontos), médias (2 pontos) e leves (1 ponto).
O nervosismo e ansiedade também podem ser grandes vilões, por isso é importante fazer as aulas e adquirir prática, mas também buscar manter a calma e serenidade se preparando emocionalmente para o exame.
Fonte: Auto Papo
Fonte
Deixe sua reação
Deixe seu comentário