Fortune Mouse
Notícias
| Postado em 24 de fevereiro de 2025 às 9:16

Detran.RJ faz mutirão em todos os postos para emissão da CIN

Por Redação Portal

Detran.RJ faz mutirão em todos os postos para emissão da CIN

O Detran.RJ realiza a partir desta segunda-feira (24), um mutirão para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em todos os seus postos de identificação civil no Estado do Rio.  O mutirão segue até a próxima quinta-feira (27).

Não é preciso fazer agendamento e o atendimento é feito por ordem de chegada, de acordo com a capacidade de cada unidade.

A emissão da primeira via do documento é gratuita, ou seja, não é preciso pagar qualquer taxa ou Duda. Para fazer a solicitação, basta levar a certidão de nascimento ou de casamento e o CPF. Os postos funcionam das 8h às 17h. As unidades situadas dentro de shopping centers, no entanto, atendem das 9h às 18h.

Como é o documento

A Nova Carteira de Identidade Nacional tem o CPF como número único de identificação, com o objetivo de evitar fraudes. Quem não tiver CPF pode emitir documento pelo site da Receita Federal ou em unidades conveniadas como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios e Cartórios de Registro Civil.

O documento tem ainda com um QR Code que permite verificar a autenticidade do documento e identificar se foi furtado, clonado ou extraviado.

A CNI também tem um código internacional conhecido como MRZ, usado em passaportes, facilitando seu uso como documento de viagem em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros. Além disso, elementos gráficos adicionais foram incorporados para dificultar falsificações.

Também em formato digital

A nova carteira também pode ser obtida no formato digital pelo aplicativo Gov.br do governo federal. Ela poderá ser baixada após a emissão do documento impresso. Pode-se procurar o app nas lojas iOS ou Android, fazer o cadastro e ter acesso ao documento pelo celular.

Doação de órgãos

O cidadão pode registrar na CNI o desejo de ser doador de órgãos. Para isso, é preciso informar ao Detran.RJ que quer incluir o dado, no momento da solicitação do documento.

A informação ficará no verso dele. E servirá para alertar a equipe médica do desejo da doação. No Brasil, no entanto, a doação de órgãos depende sempre da decisão da família. Por isso, é importante que, em vida, a pessoa deixe os parentes cientes da decisão.

Se o cidadão já se declarou doador na identidade antiga, a informação continua valendo. Quem não tem essa sinalização no documento antigo, e quer ser doador, pode emitir uma nova carteira.

A partir de 2032

A partir de 2032, lembra o Detran.RJ, a CIN será obrigatória em todo o território nacional.

Fonte: Extra

Fonte


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas
Mais Vídeos
Ambulância: dê a preferênciaAmbulância: dê a preferência
Vídeos

Ambulância: dê a preferência

Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito

0
Would love your thoughts, please comment.x