Fortune Mouse
Notícias
| Postado em 26 de fevereiro de 2025 às 11:45

Polícia investiga servidores do DER-DF envolvidos em esquema de publicidade irregular

Polícia investiga servidores do DER-DF envolvidos em esquema de publicidade irregular

A Polícia Civil do Distrito Federal está investigando servidores do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) supostamente envolvidos em um esquema criminoso que favorecia empresas de publicidade e permitia a instalação irregular de painéis publicitários em rodovias do DF. A operação, chamada de Operação Faixa de Domínio, resultou no cumprimento de mandados de busca e apreensão nesta quarta-feira (26).

De acordo com as investigações, os envolvidos, que ocupavam cargos de direção na Superintendência de Operações do DER, eram responsáveis pelo licenciamento e fiscalização das ocupações nas faixas de domínio das rodovias. Eles estariam facilitando a instalação de publicidade de forma irregular, beneficiando empresas vinculadas ao Sindicato das Empresas de Publicidade Exterior do DF, e autorizando a instalação de painéis em locais proibidos, como quiosques e painéis de iluminação.

Além disso, os suspeitos apagavam autuações e notificações que haviam sido emitidas contra as empresas, além de usarem seu poder hierárquico para retaliar funcionários que não concordavam com as irregularidades. Também era direcionada a fiscalização de locais com publicidades irregulares, favorecendo os envolvidos.

A operação foi realizada nas regiões administrativas de Sobradinho, Planaltina, Águas Claras, Samambaia e Taguatinga, onde os policiais cumpriram os mandados nas casas dos servidores investigados, na sede da Superintendência de Operações do DER e na sede do próprio Departamento de Estradas de Rodagem.

A polícia agora busca identificar se outros servidores ou grupos estão envolvidos no esquema criminoso. Os suspeitos estão sendo investigados pelos crimes de corrupção passiva, associação criminosa, prevaricação e inserção de dados falsos em sistemas de informações. Caso sejam condenados, as penas podem chegar até 30 anos de prisão.

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) ainda não se pronunciou sobre a ação.

Fonte: Redação TransitoWeb


Notícias Relacionadas
Mais Vídeos
Ambulância: dê a preferênciaAmbulância: dê a preferência
Vídeos

Ambulância: dê a preferência

Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito