Resultados de busca
Projeto em fase final propõe criação da Academia Brasileira de Trânsito e Vida
Com o objetivo de promover a formação cidadã, fortalecer a educação para o trânsito e incentivar hábitos seguros e responsáveis de mobilidade, será lançado em Salvador a Academia Brasileira de Trânsito e Vida (ABTV). A iniciativa é do presidente da Federação Nacional das Associações de Detran (FENASDETRAN), Mário Conceição, que acredita que através da cultura e do conhecimento, seja possível diminuir sinistros e mortes no trânsito.
O projeto está em fase final e tem como principal função representar uma iniciativa estratégica voltada à promoção da formação do cidadão no que diz respeito ao trânsito, ao fortalecimento da educação e ao incentivo de hábitos seguros de mobilidade em todo o território nacional.
A iniciativa da criação da Academia Brasileira de Trânsito e Vida surgiu a partir de um grupo de pessoas que já integram e participam ativamente de outras academias, a exemplo da Academia de Cultura do Estado da Bahia. Sensibilizados pelo cenário alarmante da violência no trânsito e pelo impacto devastador que os sinistros causam — com milhares de famílias perdendo seus entes queridos todos os anos — esses idealizadores perceberam a urgência de uma ação estruturada e permanente.
“Em um contexto em que os sinistros de trânsito permanecem entre as principais causas de mortes evitáveis no Brasil, a ABTV surge como um instrumento fundamental para o desenvolvimento de ações estruturadas e contínuas de capacitação, conscientização e transformação cultural, contribuindo de forma efetiva para a preservação da vida e a construção de um trânsito mais seguro…” disse Mário Conceição.
A produção de estudos fundamentados em dados estatísticos torna-se essencial. Sob a liderança da academia, esses estudos visam apresentar soluções práticas e eficazes para a redução de mortes no trânsito, partindo do princípio de que nenhuma morte é aceitável, especialmente aquelas decorrentes de sinistros viários.
Com isso, a ABTV vai contribuir, através de discussões e projetos viabilizados pela instituição, políticas públicas que tornem o trânsito mais seguro no País. Diante disso, formar cidadãos mais conscientes e responsáveis, indo além da capacitação de condutores. Sua atuação abrangerá todos os atores do trânsito, sejam pedestres, ciclistas, usuários do transporte público ou motoristas profissionais.
“Por meio da integração entre conhecimento técnico, práticas educativas continuadas, pesquisas aplicadas e campanhas permanentes de sensibilização, a academia se consolidará como um pólo nacional de excelência em educação e segurança viária, influenciando comportamentos, prevenindo sinistros de trânsito e salvando vidas…” pontuou Conceição.
A Academia Brasileira de Trânsito e Vida (ABTV) promoverá uma série de eventos voltados à ampla participação popular, com o objetivo de debater, refletir e construir soluções coletivas para o trânsito. Estão previstos fóruns, seminários, audiências públicas, rodas de diálogo, oficinas educativas, campanhas comunitárias e encontros temáticos, envolvendo estudantes, jovens pesquisadores, profissionais da área, lideranças sociais e pessoas idosas, que contribuirão com sua vasta experiência de vida.
Segundo Mário Conceição, essa diversidade de confrades discutindo trânsito, permitirá a troca de saberes, o fortalecimento da consciência cidadã e a construção de propostas eficazes para um trânsito mais humano, seguro e responsável. Com a participação ativa da sociedade, a ABTV se propõe a inovar e demonstrar que é possível transformar a realidade da mobilidade no Brasil, reafirmando um compromisso claro: vida sim, morte não. O trânsito tem solução.