Resultados de busca
IPVA pesa mais que combustível no bolso dos brasileiros, mostra pesquisa
O boleto do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é hoje a despesa que mais pressiona o orçamento dos proprietários de veículos no país, é o que aponta uma pesquisa do Serasa. Entre os entrevistados, 38% dos entrevistados afirmam que o imposto está entre as despesas anuais que mais pesam no bolso, superando custos como manutenção (23%) e combustível (23%).
Vale lembrar que o imposto concorre com outros compromissos sazonais, como material escolar, matrículas e dívidas parceladas do fim do ano.
Neste cenário, quase metade dos motoristas (48%) já atrasou o imposto em anos anteriores, sendo que, destes, 25% atrasaram mais de uma vez.
Para o levantamento, o Instituto Opinion Box entrevistou mais de 1,2 mil pessoas de todo o Brasil entre 17 e 30 de dezembro de 2025.
Vale a pena parcelar?
Segundo o levantamento, para este ano, 43% dos proprietários afirmam que pretendem pagar o imposto parcelado, enquanto 30% dizem optar pelo pagamento à vista, principalmente motivados por desconto ou pela preferência em eliminar dívidas rapidamente. Já 27% ainda não se decidiram em relação a forma de pagamento.
Para Aline Vieira, especialista em educação financeira da Serasa, a falta de planejamento transforma o imposto em um “vilão” do início de ano. Ela explica que, quando o consumidor não se organiza com antecedência, ele pode perder o poder de escolha e, muitas vezes, acabar recorrendo ao parcelamento “por necessidade, e não por estratégia”.
No entanto, ela pondera que o parcelamento pode ser uma alternativa válida, desde que feito com consciência. “O problema surge quando o consumidor acumula parcelas sem avaliar o impacto no orçamento mensal”, alerta.
A especialista recomenda comparar opções, entender os custos envolvidos e escolher a forma de pagamento que preserve o equilíbrio financeiro também nos próximos meses. Ou seja: nada de pensar só no amanhã.
Como se organizar
Para os proprietários que vão se organizar para o pagamento desse débito no início do ano, a especialista aconselha:
Incluir o IPVA no planejamento anual: mesmo sendo cobrado no início do ano, o imposto já é uma conta previsível e por isso, é possível se organizar com antecedência, reservando pequenos valores mensalmente e evitando um impacto grande no orçamento;
Avaliar o pagamento à vista com desconto: se houver desconto e o orçamento permitir, essa opção pode gerar economia e evitar parcelas futuras. Os descontos para essa forma de pagamento pode chegar a 15%, dependendo do estado. Dessa forma, é importante avaliar a condição da unidade federativa em que o carro está licenciado.
Usar o parcelamento com consciência: aqui, é importante garantir que as parcelas caibam no orçamento mensal;
Evitar atrasos: deixar o IPVA vencer pode gerar multas, juros e até impedir o licenciamento do veículo.
Fonte
Valor investe