Resultados de busca
Fiscalização de alcoolemia Detran-SP cresce 155% em janeiro
O combate à alcoolemia foi reforçado pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) neste início de ano. Ao todo, foram realizadas 115 operações em janeiro, nas quais 67.419 veículos foram parados para que os motoristas fossem convidados a soprar o etilômetro ou bafômetro.
Em comparação com janeiro de 2025, houve crescimento de 155% no número de operações e 141% nos veículos abordados. Para efeito de comparação, em janeiro de 2024, foram apenas 30 operações com 20.488 veículos fiscalizados, mostrando aumento expressivo nos últimos anos.
O aumento nas operações decorre de uma estratégia de integração institucional, com planejamento reorganizado e fortalecimento da atuação conjunta com parceiros, como Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, que já possuem presença permanente nas vias.
“Não se trata de um aumento pontual de efetivo, mas de uma política pública mais inteligente, que utiliza de forma integrada as estruturas já existentes. O Detran-SP atua como indutor dessa política, garantindo alinhamento técnico, jurídico e operacional. A combinação de fiscalização contínua, eficiente, previsível e bem distribuída no território com ações educativas permanentes faz a diferença”, afirma Anderson Poddis, diretor de Fiscalização de Trânsito do Detran-SP.
Ele acrescenta “Quando o motorista percebe que a chance de fiscalização é real, constante e não concentrada apenas em alguns pontos ou períodos, o comportamento tende a mudar”.
Fonte
Abc do abc