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Departamento Científico da Abramet deve lançar novas diretrizes para o trânsito em 2020, anuncia Flávio Adura
Por Redação Portal
Flávio Emir Adura reassume a direção do Departamento Científico da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet),
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O desejo de encontrar respostas para temas voltados à defesa e à preservação da vida no trânsito o levaram para a pesquisa científica dentro da medicina de tráfego. O pleno exercício dessa vocação o tornou um dos mais respeitados e reconhecidos especialistas brasileiros, referência para todos os atores associados à especialidade: governos, entidades médicas e academia. Com essa bagagem, Flávio Emir Adura reassume a direção do Departamento Científico da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), área que já comandou em outros ciclos, com o objetivo de produzir novos avanços.
Em entrevista, relatou as diretrizes para 2020, acompanhe:
1. Avaliação no momento atual da medicina de tráfego nesse momento?
“Eu percebo que a medicina de tráfego alcançou reconhecimento notável da sociedade brasileira, do governo, dos organismos, mas ainda há uma necessidade importante de que o especialista seja reconhecido por exercer a especialidade na sua integralidade, com todos os seus conteúdos, e por trabalhar no sentido de usar a medicina de tráfego com a missão da especialidade, que é preservar vidas no asfalto”. disse Flávio Adura.
2. Projetos no momento?
Nesse momento, estamos com um projeto de lei que discutiu muito a importância da especialidade, do exame de aptidão, da validade do exame. O Departamento Científico da Abramet terá um foco muito grande na formação de novos especialistas, através da residência médica e das faculdades de medicina. Para aqueles que já são especialistas, teremos reciclagens, jornadas e novos conteúdos para que pratiquem os melhores procedimentos preconizados pela Associação”.
3. O senhor considera que a proposta do PL nº 3267/2019, que modifica o Código de Trânsito Brasileiro, questiona a medicina de tráfego?
“A medicina de tráfego não está em cheque. O que está sendo apresentado são contestações sobre o exame de aptidão física e mental. A medicina de tráfego é muito maior que isso: o exame é um dos procedimentos da especialidade. O momento é difícil pelo desconhecimento pelo governo e pela sociedade sobre a importância do exame. Temos que reconhecer que o momento é difícil, pois muitos que realizam o exame, na maioria não especialistas, não conseguem demonstrar sua importância para quem decide. É um momento difícil, mas importante, pois podemos melhorar a qualidade do exame, desde que seja realizado por um especialista qualificado e atualizado”.
4. Poderia adiantar quais assuntos serão trabalhados?
“Há um conjunto de temas que precisam ser bem documentados e avaliados. Um deles será a telefonia celular no trânsito, que traz grande risco de acidentes e não temos, hoje, sua real dimensão. Essa é uma das primeiras diretrizes que vamos elaborar, para ser divulgada no primeiro trimestre de 2020″.
Também não estamos conseguindo reduzir os indicadores de acidentes com motociclistas, que representam a maior prevalência atualmente. São eles quem mais fazem crescer as estatísticas de morbimortalidade no trânsito. Outra diretriz que vamos fazer é sobre equipamentos de proteção. Hoje o motociclista usa capacete e óculos, a máscara facial. Existe uma série de novos equipamentos que podem ajudar na proteção.
Essa é uma diretriz que já está pautada.
Fonte
Abramet
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