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| Postado em 31 de outubro de 2019 às 4:52

A importância de soluções de TI como instrumento de apoio na formação de condutores

Por Redação Portal

A busca pelo aperfeiçoamento de normas da base da educação no trânsito traz atualmente novas configurações à educação e os órgãos reguladores. Inovações que a tecnologia pode oferecer nos levam a reflexões sobre processos de qualidade e novas técnicas surgem para promover resultados para a formação de novos motoristas.

A importância de soluções de TI como instrumento de apoio na formação de condutores

Introdução

A conduta no trânsito e as diversas situações presentes no cotidiano da sociedade que envolvem motoristas em práticas equivocadas são evidências da necessidade de uma contínua busca por qualificação do processo de formação de novos condutores. Partindo deste princípio, a procura por métodos de aprendizagem que possam alcançar este aperfeiçoamento se faz cada dia mais indispensável. Quais os caminhos possíveis para minimizar deficiências existentes na formação de condutores? Como atingir a meta de atualizar e reciclar práticas que não contribuem para a segurança no tráfego? A tecnologia nos possibilita o surgimento de novas ferramentas que possam auxiliar no cumprimento das normas presentes e nas certificações referentes à legislação do exercício das atividades. O objetivo deste trabalho é ampliar a discussão acerca dos desafios enfrentados nesta área, explorando algumas das soluções propostas pela tecnologia da informação no momento atual do país.

A elaboração de medidas que contribuem para a certificação de realização de aulas em auto escolas

Um conjunto de critérios foram elaborados com a finalidade de garantir o cumprimento de normas educacionais no trânsito, foi no ano de 2014 que a Resolução 493/2014 do CONTRAN. Nasceu com o objetivo de certificar que as aulas teóricas e práticas de direção veicular seriam realizadas com parâmetros pré-estabelecidos. A partir da avaliação do instrutor, passou a ser exigida a elaboração de um relatório contendo o acompanhamento de desempenho dos alunos, incluindo análises de comportamento, possíveis irregularidades e abordagem do conhecimento das normas determinadas pelo Código de Trânsito Brasileiro.

Com base nestas premissas surgiu a Portaria 238/2014 do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) estabelecendo a criação de sistemas eletrônicos que fornecessem a anotação, a transmissão e a recepção destes relatórios de avaliação. Os instrutores passaram a ter a possibilidade de utilizar uma ferramenta que pudesse auxiliar em suas análises durante o processo de realização de aulas práticas de direção veicular. A obtenção dos documentos de habilitação passou a ter critérios mais rigorosos desde então.

A utilização de sistemas em aulas teóricas e práticas de auto escolas

As soluções apresentadas pelas empresas de tecnologia da informação tem o objetivo de diminuir o índice de fraudes e reduzir o número de acidentes, trabalhando a boas práticas dos motoristas e deixando-os mais preparados para o trânsito da vida real. Hoje já existem mecanismos específicos contidos em diversos sistemas que já atendem a essas premissas, tais como:

  • Contagem de pessoas em veículos;
  • Detecção e contagem de pessoas;
  • Reconhecimento de faces dentro de veículos;
  • Análise de comportamento de instrutores e candidatos a CNH;
  • Controle de frequência em aulas;
  • Reconhecimento de digitais (controle de frequência em aulas);
  • Registro de imagens durante totalidade de execução de aulas;
  • Sinalização de ausência de candidatos e instrutores em aulas;
  • Registro em tempo real de dados do veículo, percurso da aula, faltas cometidas;
  • Envio automático dos dados para a nuvem através de canal seguro e armazenamento dos dados;
  • Captura dados de diversos sensores existentes e/ou instalados no veículo.

Cenários identificados durante execução de aulas práticas

Durante a captura de imagens ou vídeos referentes ao processo de realização de aulas estão sendo verificados diversos tipos de situações que anteriormente não se tinha o alcance esperado, o combate à fraude está sendo aperfeiçoado através destes recursos.

Comportamento esperado

– Espaço interno do veículo

–  Presença de instrutor e candidato

–  Cinto de segurança

–  Mão ao volante

     

Figura 1 – Cenário regular                                      Figura 2 – Cenário Regular

As imagens acima demonstram um contexto proporcional às regras exigidas, elas contam com a presença do instrutor e aluno, incluindo movimentação constante detectada durante a execução do percurso de uma aula.

Comportamento não esperado

  • Ausência de pessoas no interior do veículo
  • Pessoas adormecidas
  • Aproximação inadequada entre instrutores e alunos

As imagens apresentadas abaixo são evidências de tentativas de fraude, correspondem a cenários de manipulação que não estão conforme às normas pré-estabelecidas a cerca da execução regular de aulas.

 

Figura 3 – Cenário Irregular                            Figura 4 – Cenário Irregular

Figura 5 – Cenário Irregular                           Figura 5 – Cenário Irregular

Figura 7 – Cenário Irregular                         Figura 7 – Cenário Irregular

Conclusão

As evidências apresentadas contribuem na apresentação de mecanismos de acompanhamento devido a melhoria na atuação do controle de qualidade e segurança de aulas que estão sendo oferecidas nas autoescolas, desta forma o trabalho pela garantia de uma certificação que contribua com a existência de um ambiente educacional responsável, cresce.

Os serviços de software que realizam o levantamento de dados e sua verificação, podem permitir a configuração da emissão de ocorrências. Alguns serviços deste gênero são online e baseados em nuvem, fornecendo uma gestão mais apropriada para os Centros de Formação de Condutores. Outro fator contribuinte é a tradução das impressões captadas por um técnico ou especialista em torno de uma evidência, por meio dos conhecimentos de quem o examinou.      A importância e necessidade dos serviços oferecidos pela tecnologia podem atingir diferentes usuários nesta área, os proprietários de autoescolas, os instrutores e os próprios alunos estão tendo acesso a estas ferramentas que lhes dão as condições necessárias para exercerem suas atividades com mais prudência.

Aline Myrtes De Souza Vieira

João Eduardo Melo

 

Referências

CURSOS DE TRÀNSITO – IBACBRASIL. Formação do condutor: o fator determinante nos Acidentes de Trânsito. Disponível em: https://www.cursosdetransito.com.br/blog/2017/09/21/formacao-do-condutor-o-fator-determinante-nos-acidentes-de-transito/ Acesso em: 08 de setembro de 2019.

G1. Biometria é utilizada para evitar fraudes em autoescolas. Disponível em: http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2013/01/biometria-e-utilizada-para-evitar-fraudes-em-autoescolas.html Acesso em: 08 de setembro de 2019.

PORTAL DO TRÂNSITO. A tecnologia e seus benefícios para o trânsito. Disponível em: https://portaldotransito.com.br/noticias/urbanismo/tecnologia-e-seus-beneficios-para-o-transito/ Acesso em: 4 de setembro  de 2019.

UOL. ESPECIALISTAS: AUTOESCOLA É INDISPENSÁVEL E É PRECISO TER MAIS FISCALIZAÇÃO. Disponível em: https://www.uol.com.br/carros/noticias/redacao/2019/07/31/especialistas-autoescola-e-indispensavel-e-e-preciso-ter-mais-fiscalizacao.htm Acesso em: 08 de setembro de 2019.

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