Resultados de busca
Coronavírus faz Fiat adiar lançamento da nova Strada
Por Redação Portal
A chegada estava prevista para abril, mas a pandemia de coronavírus alterou os planos da empresa.
![Coronavírus faz Fiat adiar lançamento da nova Strada](https://transitoweb.com.br/wp-content/themes/transitoweb/timthumb.php?src=https://transitoweb.com.br/wp-content/uploads/2020/03/Fiat-strada.jpg&w=606&h=403)
O presidente da Fiat na América Latina, Antonio Filosa, confirmou nesta terça-feira (31) que a empresa irá adiar o lançamento da nova geração da picape Strada, a principal novidade da fabricante em 2020.
A chegada estava prevista para abril, mas a pandemia de coronavírus alterou os planos da empresa. “Lançaremos neste ano ainda. Não temos uma data, vamos esperar junho, julho, para entender se o momento chegou”, disse Filosa em entrevista por videoconferência com jornalistas.
Produção de veículos no Brasil para completamente
Nesta terça, o grupo Fiat Chrysler (FCA) anunciou diversas medidas para ajudar no combate à Covid-19, inclusive a criação de dois hospitais de campanha. As fábricas de Betim (MG) – a maior de veículos no Brasil – e de Goiana (PE), estão paradas e devem ficar assim pelo menos até o dia 21 de abril.
A crise do coronavírus também vai afetar outros lançamentos previstos para o ano, mas a montadora vai manter o plano de investimentos para o Brasil, disse Filosa. São R$ 14 bilhões até 2024, sendo que R$ 8,5 bilhões estão sendo aplicados na fábrica de Betim (MG).
“Alguns projetos serão postergados por até 1 ano. O que era um plano 2018-2024, virou 2018-2025”, resumiu o presidente da FCA.
Estão previstas mais de 20 novidades nos próximos anos. Entre elas, 2 SUVs da Fiat, ao menos um da Jeep, além dos novos motores 1.0 e 1.3 turbo.
Sobre os SUVs, que serão produzidos em Betim, Filosa afirmou que ainda estão entendendo o melhor momento para lançar.
O primeiro da Fiat, que, em porte, ficaria abaixo do Jeep Renegade, era esperado para o ano que vem. Ele colocaria a marca italiana no segmento mais disputado atualmente.
Já a nova linha de motores turbo, que também é erguida em Betim, está 60% pronta, segundo o executivo.
Tombo no setor
Além da produção parada, muitas concessionárias do país estão fechadas, sem poder vender carros.
“É algo incrível. O mercado estava vindo muito bem, tínhamos uma projeção de alta de 8%. Na segunda metade de março as vendas caíram 90% no Brasil e 100% na Argentina”, descreveu.
Filosa diz que é difícil fazer previsões para o restante do ano, mas que o consenso é de que o segundo trimestre será “muito difícil”.
A expectativa dele é que o terceiro e o quarto trimestres sejam de retomada, mas seu “melhor palpite” é de uma queda de 40% nas vendas em relação a 2019: “Será um ano de sacrifícios”.
Demissão é ‘último dos cenários’
Questionado sobre os custos da crise e a manutenção de empregos, o executivo afirmou que aguarda a publicação completa da MP do Trabalho, a medida provisória do governo federal que altera algumas regras trabalhistas temporariamente.
Mas declarou que demissões seriam a última saída.
“Espero nunca precisar (fazer cortes). Cada técnico precisa de meses de treinamento. Se eu abro mão de um, demoro para que outro esteja apto (na hora que tiver de retomar a produção). Eu perco duas vezes”, disse.
Porém, apontou que, se demanda cai muito, pode ser preciso lançar mão de “ferramentas de flexibilização”.
Ajuda do governo
Filosa afirmou ainda que a FCA está acompanhando a situação de fornecedores e concessionários. E elogiou a ação do governo em priorizar “os mais vulneráveis”, os pequenos empreendedores, os informais” com um pacote de ajuda “importante”.
Ele acredita que também haverá algum tipo de auxílio para grandes empresas.
“Depois dos mais vulneráveis, todo mundo vai cuidar dos grandes empregadores”, afirmou o presidente da Fiat. “Setores prioritários, como o agronegócio, a mineração e o nosso setor, que emprega 1 milhão de pessoas direta e indiretamente, é responsável por 4% do PIB…”, enumerou.
Nova Strada depois de 20 anos
Curiosamente, também nesta terça-feira, a Strada apareceu, com todas as versões, nos registros de patentes do Inpi, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
A Strada ganhará uma nova geração depois de mais de 20 anos. Desde o lançamento, em 1998, a picape recebeu apenas retoques visuais. Agora, promete um grande salto evolutivo.
Pelas imagens da patente, além das fotos divulgadas pela Fiat, é possível ver que o modelo terá faróis de LED. Por outro lado, vai compartilhar uma série de componentes com Mobi e Argo.
O visual, por sua vez, é totalmente inspirado na picape maior, Toro. Isso vale principalmente para a lateral e a traseira.
Fonte
Auto Esporte
Deixe sua reação
Deixe seu comentário