Resultados de busca
Yamaha e Harley anunciam retorno de atividades
Por Redação Portal
Por causa da pandemia de coronavírus, as montadoras de motos estavam com a produção suspensa desde março.
![Yamaha e Harley anunciam retorno de atividades](https://transitoweb.com.br/wp-content/themes/transitoweb/timthumb.php?src=https://transitoweb.com.br/wp-content/uploads/2020/04/harleymanaus.jpg&w=606&h=403)
Yamaha e Harley-Davidson anunciaram o retorno de suas atividades nas fábricas de Manaus. Por causa da pandemia de coronavírus, as montadoras de motos estavam com a produção suspensa desde março.
No caso da Yamaha, o retorno da produção será nesta quinta-feira (30), enquanto a Harley-Davidson retomou as atividades na segunda-feira (27). Ambas afirmam adotar medidas de proteção para os funcionários no combate à Covid-19.
Levantamento do G1: 74% dos empregados da indústria automotiva têm contratos flexibilizados
Principal montadora do país, com quase 80% do mercado, a Honda anunciou a suspensão temporária dos contratos de 6,5 mil trabalhadores em sua fábrica de motos; essa medida será válida por no máximo 60 dias, mas a fabricante planeja retorno às atividades em 18 de maio.
A BMW programou o retorno da produção para 4 de maio. Juntas, Honda, Yamaha, BMW e Harley-Davidson têm mais de 94% do mercado brasileiro.
Mas nem todas chegaram a paralisar as linhas de montagem em Manaus, mesmo que esse seja o caso da minoria. A Kawasaki, por exemplo disse que está trabalhando em “escala reduzida” durante a pandemia.
As outras demais montadoras de motos de Manaus foram consultadas pelo G1, mas ainda não responderam sobre a situação atual das operações. São elas: Dafra, Ducati, Haojue, KTM, Kymco, Suzuki e Triumph.
O Amazonas e sua capital Manaus são alguns dos locais no Brasil que estão passando por mais dificuldades por causa da pandemia. Números desta quarta-feira (29) mostram o total de 351 mortes e 4.337 casos confirmados de Covid-19 no estado. Com o rápido avanço do coronavírus, Manaus passa por um colapso funerário.
Yamaha volta com 1.600 empregados
A Yamaha disse que está tomando “medidas necessárias à prevenção da Covid-19 e à preservação da saúde de seus colaboradores, recomendadas pelas autoridades”.
Entre as ações para a retomada, a empresa disponibilizará máscaras higienizadas, álcool gel e medição de temperatura para 100 % dos funcionários, terceiros e visitantes.
Também haverá o aumento de rotas dentro da fábrica, limitando a 50% de sua ocupação, além de redução de 50% no número de pessoas ao mesmo tempo no refeitório.
A empresa também aumentará a mão de obra da equipe de saúde e de limpeza e mudará horários operacionais visando evitar aglomerações. Quem tiver alguma atividade que não esteja diretamente ligada à produção, continuará em home office.
Harley já retornou
De acordo com a montadora, os recursos de flexibilização trabalhistas da MP 936 não estão em uso. “Nenhum funcionário foi desligado ou teve contrato suspenso por conta da paralisação temporária”, afirmou a montadora, em nota ao G1.
A fabricante também disse que segue as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). A “Harley-Davidson do Brasil continua monitorando a situação de perto e fará ajustes adicionais conforme necessário”, afirmou.
Em São Paulo, onde a Harley-Davidson possui o escritório sede do Brasil, os funcionários estão em home office desde 17 de março.
Fonte
Auto Esporte
Deixe sua reação
Deixe seu comentário