Fortune Mouse
Vacinas
| Postado em 20 de janeiro de 2021 às 9:00

Avião com vacinas entra em rota de colisão com jato

Por Redação Portal

O caso aconteceu na manhã desta terça-feira, 19 de janeiro de 2021, e envolveu um Boeing 737-800 da GOL de matrícula PR-GUC e um Cessna C208 Caravan do governo do Paraná, de matrícula PP-MMS.

Avião com vacinas entra em rota de colisão com jato
Reprodução

Um avião monomotor com vacinas a bordo fez uma curva errada após a decolagem e acabou entrando em rota de colisão com um jato da GOL, no Paraná.

O caso aconteceu na manhã desta terça-feira, 19 de janeiro de 2021, e envolveu um Boeing 737-800 da GOL de matrícula PR-GUC e um Cessna C208 Caravan do governo do Paraná, de matrícula PP-MMS. Esse último levava doses da vacina CoronaVac para Londrina e decolou do Aeroporto Bacacheri, na região mais central da capital paranaense.

O jato da GOL, por sua vez, cumpria o voo G3-1212, procedente de Guarulhos, e se aproximava do Aeroporto Internacional Afonso Pena em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, quando ficou em rota de colisão com o C208.

Em um áudio da frequência de Controle Aéreo obtido pelo AEROIN, nota-se que a controladora instruiu o jato da GOL a abandonar a aproximação para o Afonso Pena, para não colidir com o Cessna C208 Caravan, que tinha o indicativo de chamada (callsign) Resgate 03.

De imediato, os pilotos da GOL fazem uma curva para evitar a colisão e também respondem à controladora, cortejando a informação.

Neste momento, é possível ouvir o alarme de desativação do piloto automático do Boeing 737, apontando que a aeronave estava em modo automático e os pilotos precisaram desativá-lo para tirá-la da rota de colisão.

O piloto da GOL também confirma TCAS RA, que é o Resolution Advisory, que é um comando de voz para evitar uma colisão, indicando para subir ou descer. Este aviso de RA só é dado quando o jato está a 3 milhas náuticas (5,5km) de distância da outra aeronave ou a 25 segundos ou menos do impacto.

Em seguida quem fala é o Resgate 03, informando que está corrigindo sua rota e voltando para a curva prevista, que era para a esquerda e não direita.

Após isso, o GOL arremete e o C208 segue sua rota prevista para Londrina. Minutos depois o Boeing 737 pousa no Afonso Pena sem nenhum problema adicional.

Por ser uma situação chamada de close-call, onde um acidente fica próximo de acontecer, uma investigação do CENIPA provavelmente será aberta a fim de apurar o ocorrido.

No entanto, no momento, não é possível afirmar o que levou o C208 a fazer a curva para o outro lado, assim como quão distantes as aeronaves ficaram, já que os dados de aplicativos de rastreamento de voo como o FlightRadar24 não tem uma precisão tão exata.

Fonte
Aeroin


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas
Mais Vídeos
Ambulância: dê a preferênciaAmbulância: dê a preferência
Vídeos

Ambulância: dê a preferência

Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito

0
Would love your thoughts, please comment.x