Dafra
| Postado em 02 de março de 2020 às 2:30

Além do scooter HD 300, Dafra terá mais lançamentos em 2020

Por Redação Portal

Além do scooter HD 300, Dafra terá mais lançamentos em 2020
Reprodução

Completando 12 anos de história, a marca brasileira de motos Dafra espera ganhar novo fôlego no mercado nacional com ao menos 3 novidades importantes em 2020. O primeiro lançamento para o ano é o scooter HD 300, em março, mas mais duas motos chegam no segundo semestre.

Sem revelar quais são esses produtos, a empresa destaca que sua origem deve vir dos dois principais parceiros internacionais da Dafra: a SYM, de Taiwan, e a TVS, da Índia.

“Queremos fortalecer nossas parcerias com essas duas empresas (SYM e TVS), elas têm produtos bem atrativos. Eles são viáveis e temos interesses”, disse José Ricardo Teixeira, gerente comercial da Dafra.
Com os 3 lançamentos de 2020, a empresa terá uma linha bastante renovada, se unidos as recém-chegadas NH 190 e Apache RTR 200.

Mais um scooter vem aí?
Não é segredo para ninguém que o maior sucesso da Dafra é o Citycom 300i. Mesmo com a chegada do HD 300, a empresa garante que seu “best-seller” continuará em linha.

“Não temos a possibilidade de o Citycom sair. Teremos a opção 300 mais barato, e um produto com mais tecnologia. O Citycom continua em linha, é o nosso principal produto por enquanto”, ressalta Teixeira.
Quando chegou ao mercado, em 2010, o modelo “nadou” sozinho em um segmento de scooters de 300 cc sem concorrentes diretos, e somente nos anos recentes viu a chegada de adversários da Honda, Yamaha e Kymco.

No entanto, a receita do sucesso não funcionou para a Cityclass 200i. Sem um parceiro reconhecido como a SYM por trás do projeto, o modelo não embalou no Brasil, e viu nesse meio tempo os scooters concorrentes, como o Honda PCX 150 e Yamaha NMax alcançarem números expressivos de vendas – atualmente, estão no top 15 de vendas de motos no Brasil.

Seria então a hora de a Dafra ter um novo scooter de entrada? “Acho que já até passou um pouquinho do momento. A gente tem boas perspectivas de preencher aí melhor os nossos espaços com scooter em categoria que não está hoje”, responde Teixeira.

Se a Dafra vai lançar mais um scooter ainda este ano é um mistério, mas a expectativa é que, entre as novidades, surja o novo modelo mais vendido da marca.

“O Citycom deve perder um pouco sua representativa e tem uma tendência de ser superado por um produto novo que vamos lançar”, acrescentou.

Perda de concessionárias

Quando começou suas vendas no Brasil, em 2008, em uma explosão meteórica, a empresa vendeu 88.523 unidades naquele ano, se tornando a 3º principal marca de motos do Brasil. Depois do ano de estreia, a montadora foi diminuindo seu patamar de vendas.

“Em 2011 começamos a nos reposicionar no mercado, lançando modelos de maior cilindrada, e consequentemente de menor volume. Então foi uma escolha estratégica de deixar de competir em segmentos que dependam fundamentalmente do crédito”, aponta José Teixeira.

Todo o mercado de motos foi abalado pela crise de crédito, indo das 2 milhões de motos anuais de 2011, para as 800 mil de 2017. Atualmente, o patamar está em 1 milhão de motos ao ano. Em 2019, a montadora brasileira vendeu 3.340 motos, mas espera que o número aumente em 2020.

Com a diminuição das vendas, a Dafra também perdeu concessionárias pelo país, mas muitas motos que saíram de linha ainda rodam por aí nessas cidades.

“Nessas regiões onde não tínhamos mais o potencial para termos concessionária, nós expandimos nossa rede de assistência técnica para não deixarmos nossos clientes desassistidos”, argumenta a marca.

Em 2012, a empresa tinha 200 concessionárias e 7 assistências, o que passou para as atuais 50 concessionárias e 100 assistências técnicas pelo país. Mesmo assim, os estados do Amapá e Roraima ainda não contam com serviço autorizado de manutenção.

Vendas de peças pela internet
“O consumidor pode estar em uma cidade em que a concessionária realmente fechou ou saiu, e não teve essa reposição. Ele se sente meio abandonado. Então nós focamos em abrir o máximo possível de assistências técnicas, e também fazer a assistência técnica e o e-commerce”, explica Rogério Yared, gerente de pós vendas da Dafra.

De acordo com a marca, a modalidade de vendas pela internet já representa 30% das peças vendidas pela empresa, que faz a entrega dos itens na casa do consumidor.

0 0 vote
Article Rating

Fonte
Auto Esporte


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas
Colunas
Colunas
Mais Vídeos
Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito

O uso da bicicleta facilita o trânsitoO uso da bicicleta facilita o trânsito
Vídeos

O uso da bicicleta facilita o trânsito