Notícias
| Postado em 13 de novembro de 2019 às 10:42

Alerta: ar condicionado em veículo pode ser prejudicial à saúde

Por Redação Portal

Segundo os especialistas essa é uma época ideal para realizar a manutenção e limpeza do ar condicionado do veiculo

Alerta: ar condicionado em veículo pode ser prejudicial à saúde
Divulgação

Mesmo na primavera, o clima está seco e quente. Segundo os especialistas essa é uma época ideal para realizar a manutenção e limpeza do ar condicionado do veiculo, que passa a funcionar com mais potência e frequência. Utilizar esse benefício sem a limpeza adequada pode trazer prejuízos à saúde e provocar uma série de alergias e rinites.

O médico generalista Eduardo Barcelos Ribeiro disse que utilizar o ar condicionado sem a devida higienização pode provocar o ressecamento do muco pulmonar. “A mucosa nasal é revestida por cílios que ficam vibrando, eles são responsáveis por expulsar bactérias, fungos e vírus que entram no organismo pelo ar respirado, e como há o ressecamento da região, a chance de contrair infecções aumenta”, disse.

De acordo com o gerente de pós venda de carros, Jovani Gomes, para garantir a saúde e evitar as doenças respiratórias devemos respeitar a orientação do fabricante de realizar a limpeza dos filtros de ar condicionado dos veículos a cada 20 mil quilômetros rodados ou a cada 12 meses, o próprio sistema de ar condicionado dá sinais de que é necessária a manutenção.

“O mau cheiro é um dos principais sinais que indicam que está na hora de higienizar o ar-condicionado do veículo. Odor desagradável é causado pelo acúmulo de ácaros, bactérias e fungos nos dutos e no filtro pólen do sistema de refrigeração. Sem a limpeza adequada, eles se desenvolvem, criando verdadeiras colônias e espalhando um cheiro desagradável por todo o interior do veículo”, disse Jovani.

A melhor maneira de fazer a manutenção ou a higienização do ar-condicionado automotivo é procurando as autorizadas ou um local de sua confiança. Isso, porque, apesar de parecer ser uma tarefa simples, a perícia e os conhecimentos necessários são muito importantes nesse processo.

Portanto, verifique sempre o sistema de ar condicionado de seu veículo, para evitar problemas com sua saúde e daqueles que utilizam de seu veículo.

Fonte
Folha Vitória


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Notícias Relacionadas
Capotagem

Homens roubam residência, tentam atropelar policial e capotam carro durante fuga

Dois homens foram presos em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, nesta terça-feira (10),...

Recall

Volkswagen Tiguan e CC têm recall por defeito no airbag

A Volkswagen anunciou nesta terça-feira (10) o recall de Tiguan e CC por possível defeito ...

Marcha

Velocidade baixa e marcha alta não é combinação ideal

Quando está dirigindo seu carro com uma marcha mais alta, quarta ou quinta, em velocidades...

Colunas
Colunas
Colunas
Colunas