Estatística
| Postado em 16 de abril de 2020 às 10:20

Amazonas registra o menor nº de mortes no trânsito

Por Redação Portal

O primeiro trimestre de 2020 teve o menor número de mortes no trânsito dos últimos seis anos

Amazonas registra o menor nº de mortes no trânsito
Divulgação

MANAUS – O primeiro trimestre de 2020 teve o menor número de mortes no trânsito dos últimos seis anos no Amazonas. De janeiro a março deste ano foram 55 vítimas fatais. Desse total, 43 faleceram na capital e 12 no interior, segundo o Detran (Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas). Os dados são do Sisp (Sistema Integrado de Segurança Pública) da SSP (Secretária de Segurança Pública do Amazonas).

O comparativo foi feito com o primeiro trimestre de 2015 a 2020. Nesse período, o ano de 2016 foi o que teve o maior número de mortes no trânsito no Estado. Foram 202, sendo 136 em Manaus e 66 no interior, mostra o levantamento.

Nesse ranking, o ano de 2017 vem na sequência com 156 vítimas fatais no trânsito, seguido por 2015, com 113 mortes, e 2018, quando 99 pessoas perderam a vida nas ruas e estradas do Amazonas.

Os dois anos com o menor índice de vítimas fatais no trânsito no estado foram 2019 e 2020. No ano passado, esses números foram de 71 mortes. Neste ano, foram 55.

“Em 2010, a Organização Mundial da Saúde instituiu a década de ações para segurança viária com a redução de 50% o número de mortes no trânsito, mas o Brasil demorou para aprovar uma legislação nacional. Somente em 2018 foi instituído o Plano Nacional de Combates a Mortes no Trânsito, mas o Amazonas já vem se debruçando sobre isso”, disse Rodrigo de Sá Barbosa, diretor-presidente do Detran.

De acordo com o Detran, a redução de mortes no trânsito no primeiro trimestre no Amazonas caiu 72% se comparado ao mesmo período de 2016, quando foi registrado um pico de vítimas fatais nos últimos cinco anos.

Nos primeiros três meses de 2018 o levantamento mostra o início da redução nos números de acidentes na capital e no interior. Nesse ano foram 99 mortes no trânsito no Amazonas contra 71 em 2019. Se comparados, houve uma queda de quase 28% entre um ano e outro.

Essa redução das mortes se manteve entre 2019 e 2020. Ela foi de 22%. Os números caíram de 71 vítimas fatais no primeiro trimestre do ano passado para 55 este ano.

“Manaus é uma cidade-estado e, naturalmente, houve um avanço da frota e de pessoas habilitadas e, a reboque, o número de acidentes tende a subir, mas nós conseguimos frear esses números com ações preventivas de educação no trânsito e também repressivas, como a alcoolemia”,  explicou Rodrigo de Sá.

Fonte
Amazonas Atual


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificar se

Notícias Relacionadas
Colunas
Colunas
Mais Vídeos
Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito

O uso da bicicleta facilita o trânsitoO uso da bicicleta facilita o trânsito
Vídeos

O uso da bicicleta facilita o trânsito