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Andar de moto na estrada exige atenção; confira dicas
Por Redação Portal
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A frota brasileira de motocicletas praticamente dobrou em uma década, passando de 14.695.247 em 2009 para 28.179.083 motos em 2019. Ou seja, o número de motos nas estradas e ruas do Brasil cresceu 92%, de acordo com os dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Muitos desses condutores são motociclistas novatos com pouca experiência e não recebem orientação para andar de moto em estradas e rodovias. Por isso, muitas vezes, se colocam em situações de risco ao executar manobras perigosas nas rodovias.
Muitos desses erros e imprudências acontecem porque pilotar uma moto na estrada não é a mesma coisa que conduzir em uma via urbana. Pelo contrário. Há diferenças fundamentais entre a estrada e as ruas e avenidas.
Alguns fatores, como velocidade maior em relação ao ambiente urbano e o tráfego de veículos pesados, como caminhões e carretas, requerem que o motociclista adote o comportamento seguro e antecipe eventuais situações de risco e, assim, possa evitar acidentes, alerta o coordenador de tráfego da CCR AutoBAn, João Moacir da Silva.
A começar pelo maior espaço necessário para a frenagem, pois a velocidade de rodagem é mais alta. Outra é a necessidade de se atentar ao ritmo dos outros veículos, para não atrapalhar o fluxo ou se envolver em situações arriscadas. Confira algumas dicas para andar de moto na estrada com segurança.
Entrar na estrada
Na hora de entrar na estrada é preciso ficar atento à distância e à velocidade dos veículos que já estão na pista. O mais indicado é ganhar velocidade no acostamento, acompanhando a faixa pontilhada, e depois entrar na faixa (da direita) da via.
Alguns motociclistas têm o péssimo (e perigoso) hábito de entrar na estrada sem que sua moto atinja uma velocidade compatível com os outros veículos. Nesse caso, existe o risco de abalroamento, ou seja, uma colisão traseira. Este risco aumenta ainda mais quando a moto entra na frente de um veículo pesado. Por conta do seu peso, tanto o caminhão quanto o ônibus, precisam de mais tempo e espaço para reduzir a velocidade.
Distância adequada
Um erro bastante comum por parte dos motociclistas é rodar próximo a caminhões ou ônibus, uma manobra chamada de “pegar o vácuo”. Na época de frio, dias de chuva ou garoa é fácil ver motos andando bem próximas aos veículos de carga. Como os veículos são grandes, agem como um grande escudo desviando o ar da frente da moto. O risco é ser surpreendido por uma frenagem de emergência e não ter tempo hábil para frear a motocicleta.
Outro problema é se deparar com um buraco, animal morto ou pedaço de pneu surgindo por baixo do caminhão ou do ônibus. Se estiver muito perto do veículo o piloto não terá tempo para reagir e acabará colidindo com o objeto ou mesmo entrando com a moto no buraco. Nos dois casos existe o risco de perda de controle e queda da moto.
Fonte
Estadão
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