Notícias
| Postado em 31 de outubro de 2019 às 4:35

Ao viajar lembre-se: devagar e sempre

Por Redação Portal

Chegam as festas de final de ano e intensificam-se os deslocamentos para o litoral gaúcho por todo o verão, com distâncias mínimas da capital em torno de 130 km.

Ao viajar lembre-se: devagar e sempre

Pois bem, tomando-se como parâmetro um veículo popular, a uma velocidade de 80 km/h, essa distância será cumprida, sem paradas, em aproximadamente 1h38min. A essa velocidade, diante de uma necessidade de parada brusca, o condutor vai precisar em torno de 70 m para deter o veículo (distância de reação acrescida da distância de frenagem).

Com o mesmo veículo, caso o condutor trafegue a uma velocidade de 100 km/h, chegará ao mesmo destino em aproximadamente 1h18min, ou seja, uma redução de apenas 20 min de tempo em seu trajeto, mas com um aumento de aproximadamente 60% no custo de combustível. A esta velocidade a distância de parada aumenta para 100 m.

E se o nosso condutor resolver trafegar a 120 km/h, chegará em 1h05min, reduzindo um pouco mais seu tempo, em torno de 13 min, porém com um incremento no gasto com combustível em 50%, chegando a um aumento total de consumo (80 para 120 km/h) de 140%. A distância de parada neste caso sobe para 130 m.

Tomando como parâmetro a gravidade de um acidente de trânsito, se toda a energia de movimento for convertida em uma colisão, com uma barreira rígida por exemplo, podemos comparar uma colisão a 80 km/h com a queda livre do veículo de um prédio de 8 andares, uma colisão a 100 km/h com a queda de um prédio de 13 andares e uma colisão a 120 km/h com a queda de um prédio de 19 andares.

Portanto, não vale a pena aumentar a velocidade para chegar um pouco antes ao seu destino, visto que este pequeno ganho de tempo vem acompanhado de um grande aumento na despesa com o já caro combustível, aumentando sobremaneira o risco e a gravidade de um acidente de trânsito. Pense na sua família, nos seus amigos e no seu bolso e faça uma boa viagem!

Eng. Rodrigo Kleinübing – Perito Criminal Especialista em Acidentes de Trânsito

Fonte


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Notícias Relacionadas
Motocicleta

Produção de motocicletas ultrapassa 1 milhão de unidades

Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas,...

Radar

Radares móveis: volta dos dispositivos é questionada pela AGU

O presidente Jair Bolsonaro informou, nesta quinta-feira, 12, que a Advocacia-Geral da ...

Negociação

Ford diz que negocia venda da fábrica de SP com outras empresas, ...

Com a situação indefinida após o encerramento de suas atividades em São Bernardo do Campo ...

Colunas
Colunas
Colunas
Colunas