Fortune Mouse
Detran
| Postado em 08 de dezembro de 2019 às 7:02

Após recomendação de MP, Detran suspende nove clínicas credenciadas no Estado

Por Redação Portal

Após recomendação de MP, Detran suspende nove clínicas credenciadas no Estado

Após recomendação feita pela promotora Villis Marra, titular da 78ª Promotoria de Justiça de Goiânia, o presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), Marcos Roberto Silva, determinou a suspensão do credenciamento de nove clínicas responsáveis pela realização de exames de aptidão física e mental e também avaliação psicológica em candidatos à obtenção da autorização para conduzir. A representante do Ministério Público sustentou que inquérito civil público foi instaurado para apurar inúmeras denúncias referente a clínicas que estão em desacordo com o que preveem as normas de credenciamento.

Na recomendação, a promotora citou, por exemplo, que a as sócias da Clínica Médica e Psicológica de Inhumas não detêm a qualificação profissional exigida para a execução do serviço a ser prestado. Uma delas, apesar de psicóloga, não tem especialização em psicologia de trânsito e a outra é odontóloga, formação que não a habilita à prestação do serviço.

Além disso, as representações apontaram que a clínica atuaria em vários municípios goianos, num total de nove clínicas, constituídas pelas mesmas sócias, estabelecidas no ano de 2015 e instaladas nos municípios de São Luís de Montes Belos, Goianésia, Goiás, Mozarlândia, Itaberaí, Anápolis, Goiânia, Senador Canedo e Piracanjuba. Foi apontado também que a Clínica Médica e Psicológica de Inhumas não respeitaria o horário de funcionamento estipulado pelo artigo 16 da Portaria nº 187/2016, pois funcionaria apenas em dois dias da semana, ao passo que a legislação determina que as entidades credenciadas do interior do Estado devem manter o horário mínimo de expediente de 20 horas semanais.

Clínica Nova Valparaíso
São apontadas ainda na recomendação irregularidades imputadas à Clínica Médica e Psicológica Nova Valparaíso. Os denunciantes representantes relataram que a clínica foi constituída pelos mesmos sócios da Clínica Médica Psicológica Valparaíso, a qual teria sido descredenciada e seus sócios punidos com a proibição de participarem de licitações ou de contratarem com a administração pública por um ano.

É destacado também que o descredenciamento foi determinado em virtude de a Clínica Valparaíso ter solicitado seu credenciamento em momento posterior à publicação da Portaria nº 80/2016, que suspendeu, por tempo indeterminado, a partir de 1º de março de 2016, o registro, cadastramento ou credenciamento de profissionais médicos e psicólogos para a realização dos exames de aptidão física e mental e avaliação psicológica em candidatos à obtenção de permissão para dirigir.

Consta que a Clínica Valparaíso apresentou documentação incompleta no processo de credenciamento e, mesmo com o descredenciamento, teria permanecido no sistema do Detran-GO como se estivesse ativa e receberia guias para atendimento. Por fim, noticiou-se que os sócios, que tampouco são médicos ou psicólogos, figuram como proprietários de seis Centros de Formação de Condutores, o que é vedado por lei. Fonte: MP-GO

Fonte
Rota Jurídica


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificar se

Notícias Relacionadas
Mais Vídeos
Ambulância: dê a preferênciaAmbulância: dê a preferência
Vídeos

Ambulância: dê a preferência

Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito