Resultados de busca
Ar-condicionado exige que tenha aditivo na água do radiador?
E a explicação foi de que o ar-condicionado exige mais do motor e que esta sobrecarga é que torna, então, necessária a presença do aditivo.

Algumas oficinas informam aos seus clientes que pelo fato do carro deles ter ar-condicionado eles não poderão deixar de colocar o aditivo na água do sistema de refrigeração, a água do radiador. E a explicação foi de que o ar-condicionado exige mais do motor e que esta sobrecarga é que torna, então, necessária a presença do aditivo.
Só que essa recomendação não tem pé nem cabeça. Porque todos os automóveis têm que ter esse aditivo na água, tenha ou não tenha o equipamento de ar-condicionado. Este aditivo é o etilenoglicol que vai misturado na água, na base de 50%. Este percentual pode variar, porém os líquidos que se encontram a venda para colocar no radiador já vêm prontos com a mistura água/etilonoglicol no percentual correto para cada automóvel.
As finalidades básicas do aditivo: em primeiro lugar, lubrificar o sistema de refrigeração e evitar que seus componentes se enferrujem; em segundo lugar, subir o ponto de ebulição da água. Ou seja, se o motor esquenta acima de sua temperatura normal, fica mais difícil da água ferver, o que pode prejudicar o sistema de refrigeração. Vai aqui, então, uma dica: toda vez que completar a água do radiador, use o líquido que já contém o aditivo.
Fonte
Auto Papo