Resultados de busca
Associação Paulista de Medicina alerta para aumento de sinistros com mototáxi em SP
Por Redação Portal
![Associação Paulista de Medicina alerta para aumento de sinistros com mototáxi em SP](https://transitoweb.com.br/wp-content/themes/transitoweb/timthumb.php?src=https://transitoweb.com.br/wp-content/uploads/2025/02/motouber.jpeg&w=606&h=403)
Em meio a discussões jurídicas entre a Justiça de São Paulo e as plataformas de transporte para implantação do serviço serviço de motocicletas no transporte individual (Uber e 99 Moto), conhecido como mototáxi, a Associação Paulista de Medicina (APM) destaca os riscos de aumento nos sinistros de trânsito que a atividade pode proporcionar.
A adoção da motos como transporte remunerado de passageiros adiciona ameaças e aumenta a estatística de sinistros.
A taxa de mortalidade em sinistros de moto é alta na maior capital do País, e os índices só fazem aumentar. Em 2024, o número de mortes de motociclistas na cidade subiu cerca de 20%, de acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Foram registradas 483 mortes em 2024; e 403 em 2023.
Além disso, os óbitos em sinistros com motocicletas correspondem a 37% do total de mortes no trânsito na capital paulista.
Realidade preocupa em todo o Brasil
Este cenário é uma realidade em todo o Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, o número de sinistros com motos pelo País gerou mais de 300 mil atendimentos na rede pública.
Dessa maneira, a APM alerta que o serviço de mototáxi na capital paulista (cidade onde o trânsito é bastante carregado e perigoso) “representaria um grande risco para passageiros e motoristas, além de possivelmente piorar a sobrecarga do sistema de saúde, com o potencial aumento do número de acidentes advindos da popularização dessa opção de transporte”.
Lesões por motocicletas no SUS
A taxa de internação de motociclistas, ao se considerar a rede SUS e conveniada, teve o maior aumento em uma década entre os anos de 2020 e 2021: passou de 5,5 por 10 mil habitantes para 6,1. Esse é o dado mais recente sobre o tema e está no boletim epidemiológico Cenário brasileiro das lesões de motociclistas no trânsito, do Ministério da Saúde.
Fonte: Uol
Fonte
Deixe sua reação
Deixe seu comentário