Dicas
| Postado em 19 de fevereiro de 2020 às 11:55

Bateu o carro? saiba o que fazer em um acidente de trânsito

Por Redação Portal

Ninguém quer passar por isso, mais é melhor estar preparado para as possibilidades.

Bateu o carro? saiba o que fazer em um acidente de trânsito
Divulgação

A batida de carro pode acontecer em uma via rápida, em uma viagem e até na porta de casa. É desgastante, mas não há motorista que não esteja sujeito a um pequeno acidente de trânsito. O melhor é, então, estar preparado para a possibilidade.

Em primeiro lugar, verifique alguém se feriu. Se houver uma vítima no acidente de trânsito, independentemente da gravidade, ligue para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e sinalize a batida. A polícia deve ser acionada sempre que alguém se machucarNesses casos, o boletim de ocorrência (B.O.) para acidentes de trânsito é realizado pelo agente no local.

É dever do condutor prestar socorro às vítimas de acidentes; deixar de fazê-lo é crime previsto no Código Penal Brasileiro.

Sinalize a batida de carro com triângulo e pisca-alerta

Também é importante, quando o acidente tem alguma vítima, fazer sinalização correta. Para garantir que os demais veículos percebam com clareza o acidente.

Acidente de trânsito sem vítima

Se não houver nenhuma vítima na batida de carro, é necessário retirar os veículos da via. Bloquear a passagem é uma contravenção média passível de multa.

O próximo passo é anotar a placa do outro veículo envolvido e pedir um documento do condutor.

A troca de telefones entre as partes envolvidas pode não ser uma boa ideia. Isso porque a índole dos envolvidos na batida de carro é desconhecida. Caso tenha uma seguradora, passe o telefone da empresa para o outro condutor – ela está melhor preparada para lidar com a situação.

Faça o B.O. registrando o seu acidente de trânsito

Sempre faça o registro da batida de carro por meio de um boletim de ocorrência. Ainda que as partes envolvidas entrem em acordo no momento do acidente, é importante relacionar o ocorrido. O documento também é necessário para o acionamento do seguro ou para solicitação do seguro DPVAT.

Na maioria dos Estados brasileiros, se não houver uma vítima no acidente de carro, os B.O. são feitos pela internet, o que facilita o processo.

 

 

0 0 vote
Article Rating

Fonte
Auto Papo


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas
Colunas
Colunas
Mais Vídeos
Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito

O uso da bicicleta facilita o trânsitoO uso da bicicleta facilita o trânsito
Vídeos

O uso da bicicleta facilita o trânsito