Equilíbrio
| Postado em 25 de novembro de 2019 às 6:19

Bicicleta sem pedais: saiba como pode contribuir para o desenvolvimento das crianças

Por Redação Portal

Ela é um meio de diversão e, quando aprendem a andar, as crianças superam um desafio.

Bicicleta sem pedais: saiba como pode contribuir para o desenvolvimento das crianças
Reprodução

Mais do que divertir, o ato de brincar é também responsável pelo desenvolvimento da criança e deve fazer parte das suas atividades diárias. Andar de bicicleta está na lista dos exercícios mais praticados pelos pequenos. Ela é um meio de diversão e, quando aprendem a andar, as crianças superam um desafio. O mais comum é que a primeira bike de uma criança tenha pedais e rodinhas e que iniciação comece entre três e cinco anos de idade, mas também é possível investir em um modelo sem esses dois itens e que antecipa o contato com o mundo do pedal de forma natural e instintiva.

Muito comum na Europa e nos EUA, a Balance Bike, ou bicicleta do equilíbrio, está conquistando aos poucos os consumidores brasileiros e oferece inúmeros benefícios para os pequenos. De acordo com a psicóloga Ana Paula Machado, o produto estimula o equilíbrio, o senso de direção, a coordenação motora e a autopercepção corporal. “Pelo fato de a bicicleta não ter pedais, ela ajuda a criança a se manter no controle da velocidade da brincadeira o tempo todo, fortalecendo, assim, a sua autoconfiança em experimentar e/ou descobrir o brincar com a bicicleta, o que irá favorecer posteriormente o uso das bikes convencionais”, completa.

Ao ter o primeiro contato com as duas rodas através de uma bicicleta comum, a criança aprende primeiro a pedalar, o que atrasa o desenvolvimento do equilíbrio, afinal, esse movimento faz com que ela jogue o peso do corpo de um lado para o outro. Com a Balance o processo é diferente, pois primeiro trabalha-se o equilíbrio, já que a criança poderá colocar os pés no chão sempre que sentir necessidade, dando a ela mais confiança. O quadro mais baixo permite que esse processo seja feito rapidamente. Quando iniciar em sua primeira bicicleta com pedais, vai estar muito mais preparada e confiante para a atividade, se concentrando basicamente em aprender o movimento de pedalar.

A psicóloga também comenta que a maior questão está em quebrar o estranhamento dos pais em relação à bicicleta sem pedais, pois, é provável que, quando crianças, eles tenham desenvolvido a prática com modelos convencionais que acompanham pedais e rodinhas. “É essencial que os pais compreendam o quanto é importante para o desenvolvimento psicomotor que seu filho seja estimulado desde o início e antes mesmo do uso dos pedais. E, ainda, a Balance Bike respeita a capacidade e o desenvolvimento motor que a criança se encontra, seu tempo, seus limites corporais, cognitivos e sensório-motores”, afirma.

Segundo Antonio Nicolas Vergos, diretor da Nathor, empresa que desde 2015 fabrica a Balance Bike no Brasil, quando uma criança inicia o contato com o mundo do pedal através da bicicleta do equilíbrio, depois ela automaticamente irá para outro modelo sem precisar usar as rodinhas laterais. “A Balance está conquistando adeptos no Brasil e sentimos essa realidade nos números. Das seis mil bicicletas que fabricamos diariamente em um portfólio de aproximadamente 40 produtos, pouco mais de mil são desse modelo. Para 2020, a expectativa é aumentar em 30% as vendas da Balance”, complementa Vergos.

Fonte
Grupoodp


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Notícias Relacionadas
Agente de trânsito

Bolsonaro inclui agentes de trânsito em novo projeto de liberação de porte ...

O novo projeto de porte de armas enviado ao Congresso inclui os agentes de trânsito nas categorias...

Notícias

MP que extingue o DPVAT é questionada no STF

A Medida Provisória 904 do governo Jair Bolsonaro que dá fim ao DPVAT – seguro obrigatório ...

Recall

Hyundai chama i30 para recall; airbags podem se abrir com impactos em ...

A Hyundai anunciou um recall envolvendo 112.585 unidades do i30 de primeira geração, feitos...

Colunas
Colunas
Colunas
Colunas