Resultados de busca
Cabedelo realiza abertura da programação do Maio Amarelo

Uma grande celebração, com música, dança e convite à reflexão marcou a abertura do Dia D do Maio Amarelo, nesta terça-feira (06), em Cabedelo. O evento, organizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), celebrou o trabalho de educação de trânsito desenvolvido e reforçou o compromisso do município com a causa.
A programação de abertura trouxe um painel dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos da rede municipal sobre o tema “trânsito e segurança viária”, motivados pelo projeto “Ver e ser visto no transito”. Vídeo-aulas com as orientações básicas e dramatização sobre primeiros socorros também ilustraram a abertura. A Banda da Polícia Militar executou sucessos regionais.
“Nesta abertura do Dia do Maio Amarelo, como denominamos em Cabedelo, reforçamos nosso compromisso com um trânsito mais seguro e humanizado. Este movimento não se limita a um único mês – ele simboliza a luta diária que travamos pela preservação de vidas, pelo respeito à legislação e pela efetividade da sinalização. Em Cabedelo, trabalhamos incansavelmente com estudos técnicos, campanhas educativas e melhorias na infraestrutura, mas precisamos do engajamento da sociedade civil”, declarou o secretário de mobilidade urbana, Inácio Bento de Moraes.
O secretário também ressaltou a importância do engajamento da sociedade civil, por meio de cada ator envolvido, no respeito à vida e às leis.
“Somente juntos conseguiremos transformar números de acidentes em histórias de prevenção. A mensagem é clara: a responsabilidade no trânsito é um dever de todos. Seja como condutores, pedestres ou ciclistas, cada um de nós tem o poder – e o dever – de agir com consciência. Reduzir velocidades, respeitar as leis e priorizar a segurança não são apenas obrigações, mas gestos que salvam”, complementou Inácio.
Este ano, a abertura também foi marcada pelo lançamento do Projeto intitulado “Secretário Amigo do Trânsito – Parceiro da Vida”, que tem como objetivo engajar todos os colaboradores do município, por meio dos secretários(as) nos diversos setores da gestão para realizarem uma ação educativa de trânsito durante o mês de maio no intuito de conscientizar a população contra os perigos de acidentes no trânsito.
“A programação do Maio Amarelo em Cabedelo é uma iniciativa voltada para a educação e segurança das pessoas no trânsito. Neste sentido, o município se engaja no movimento mundial que, neste mês, acontece em todas as cidades, estados e países, mobilizando governos, empresas, organizações não governamentais e a comunidade em geral. O sentimento é de que juntos podemos fazer a diferença e promover uma cultura de paz no trânsito”, explicou a coordenadora de educação para o trânsito, Abimadabe Vieira.
O projeto constitui uma espécie de convocação institucional para que os diversos agentes desenvolvam a paz no trânsito por meio de ações como caminhadas, pela paz, campanhas de conscientização, palestras, panfletagem, eventos e atividades lúdicas. A acao também estimula o uso da comunicação digital para a difusão de mensagens voltadas, por exemplo, à utilização das passarelas, faixas elevadas, faixas de pedestres, respeito a sinalizações, cinto de segurança, velocidade, cuidados com os ciclistas e pedestres.
“O Dia D do Maio Amarelo não pode ser apenas uma cor, mas um chamado permanente à mudança de atitude. Ele simboliza a atenção e a precaução necessária para garantir a segurança de todos os envolvidos no trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro e harmonioso nas ruas e estradas. Contamos com todos para fazer do trânsito um espaço de respeito e cidadania, para que possamos seguir construindo um trânsito mais seguro para todos!”, finalizou Abimadabe.