Resultados de busca
Câmara Pernambucana dos CFCs anuncia projeto “Mulheres Conduzindo seu Futuro”

Durante a 5ª Reunião da Câmara Pernambucana dos Centros de Formação de Condutores (CPCFC) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), nesta segunda-feira (26), foi anunciado o projeto “Mulheres Conduzindo seu Futuro”. O encontro aconteceu na Casa do Comércio e contou com a presença do presidente do Sindcfc-PE e coordenador da CPCFC, Ygor Valença; da vice-governadora Priscila Krause; da secretária da Mulher, Juliana Gouveia; e do diretor jurídico do Detran-PE, Bruno Girão.
O projeto prevê a formação inicial de uma turma composta por 30 mulheres em situação de vulnerabilidade social, que serão capacitadas para atuar como instrutoras de trânsito. O curso de formação de condutoras será ministrado no Senac Pernambuco mediante o credenciamento da instituição, que deve ocorrer nos próximos dias.
De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE, Bernardo Peixoto, a qualificação transforma realidades. “Acreditar nesse projeto é também acreditar que podemos proporcionar para essas mulheres uma oportunidade de crescimento profissional. Além disso, vamos ter mulheres trabalhando nos Centros de Formação de Condutores para que mais mulheres sejam incentivadas a tirar carteiras de motorista. Quando unimos esforços com o poder público e com entidades comprometidas com o desenvolvimento social, conseguimos oferecer às pessoas mais do que capacitação: oferecemos perspectiva”, afirma Peixoto.
Ygor Valença, presidente do Sindcfc-PE e coordenador da Câmara, destacou que o setor tem enfrentado um déficit de profissionais qualificados e que a ação representa uma resposta concreta a essa necessidade, ao mesmo tempo em que impulsiona a inclusão social. “Eu estou muito feliz com essa iniciativa de trazer essas mulheres para receberem a formação de instrutoras. Cada mulher que será contemplada com o curso tem uma história diferente e merecem todo nosso incentivo para serem ainda mais inspiradoras. Esse curso irá permitir formar instrutoras práticas ou teóricas, a depender da vontade de cada uma. A primeira turma será de 30 mulheres no Recife, e posteriormente, mulheres de Caruaru e Petrolina receberam a oportunidade”, afirmou.
Na ocasião, a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, representou a governadora Raquel Lyra e destacou a importância da iniciativa. “Esse projeto é inédito. Será o primeiro, o maior e o melhor que o Brasil terá. Estamos dentro de uma instituição de excelência que é Fecomércio-PE, estamos juntando todas as forças para poder realizar uma parceria para esse projeto. Precisa realmente ter ações, programas e políticas que induzam o crescimento e o fortalecimento desse mercado e da presença da mulher nessa atuação”.
Para a secretária da Mulher do Estado de Pernambuco, Juliana Gouveia, o anúncio do projeto marca um espaço de inclusão. “Como o próprio nome já diz, “Mulheres Conduzindo Seu Futuro”, será sinônimo de fortalecimento e autonomia econômica. Essa é a primeira turma, espero que possamos ampliar esse projeto para mais mulheres, de todo o estado e do Brasil. Estar nesse espaço é propiciar uma formação mais acolhedora e mostrar que o trânsito também é nosso”, disse.
Representando o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), Bruno Girão falou do apoio da autarquia. “Ficamos muito felizes com a realização desse projeto. Temos certeza de que será muito promissor. Eu gostaria de agradecer a oportunidade de fazer parte e de frisar que o Detran Pernambuco está à disposição para que isso ocorra da melhor maneira possível”, afirmou.
Mulheres contempladas
Inicialmente, o projeto irá contemplar 30 mulheres em situação de vulnerabilidade social no Recife. A seleção é realizada pela Secretaria da Mulher do Estado de Pernambuco que também irá escolher mulheres em Caruaru e Petrolina. As datas para início das formações serão divulgadas em breve.
Para o Recife, já foi realizada uma pré-seleção e todas as mulheres participaram da solenidade de anúncio do projeto. Entre elas estavam Mirella Rocha e Tabata Alves. As futuras instrutoras falaram com entusiasmo da oportunidade.
“Todos os espaços de instrutoras práticas e instrutoras teóricas, podem e serão ocupados por nós mulheres. Tenho certeza de que todas nós, em breve, estaremos no mercado de trabalho. Não sei das expectativas de cada uma, mas tenho essa certeza. Sou muito grata pela oportunidade”, afirmou Mirella.
“Eu, como mulher trans, estar aqui presente nesse grupo é muito significativo para mim. Essas políticas são muito assertivas para as mulheres e para nós mulheres trans que são os grupos minoritários. Eu quero expressar a minha profunda alegria de estar aqui, de estar presente nessa primeira turma. Obrigada por me escolherem”, relatou Tabata.
Fonte
Redação