Entenda Mais
| Postado em 10 de junho de 2020 às 7:41

Carros podem propagar coronavírus?

Por Redação Portal

Veja como higienizar o seu veículo

Carros podem propagar coronavírus?

Gotículas de saliva, espirros, tosse e contato próximo a outras pessoas são as formas mais comuns de contaminação pelo novo coronavírus. Mas existe outra forma de ser contaminado pela doença, que as pessoas precisam ficar bastante atentas: as superfícies de objetos, como volantes e maçanetas dos carros. Dessa forma é preciso estar atento com a higienização dos veículos, porque eles podem se tornar propagadores da covid-19.

De acordo com a infectologista Karla Couto o automóvel também deve ser higienizado, principalmente, os locais de grande contato, como painel, maçanetas, volantes e no caso das motos, o guidão e os equipamentos de proteção individual.

Contudo, é importante estar atento aos produtos utilizados na limpeza para não danificar o veículo segundo Apolo Figueiredo Rizk, que é especialista  em automóveis e proprietário de concessionária. “Para limpar o painel, volante, alavanca de câmbio e toda superfície plástica eu indico o álcool isopropílico, porque não danifica o material. Além disso, os estudos indicam que essa solução mata os microrganismos que possam vir a causar a doença”. Já as maçanetas das portas e do porta malas devem ser higienizadas com água e sabão para não trazer prejuízos a pintura.

A infectologista Karla Couto destaca que essa higiene deve ser realizada cada vez que saímos com o carro. Também é importante manter um frasco de álcool em gel dentro do automóvel e lenços de papel umedecidos. A médica também alerta o saco de lixo que fica no interior dos carros. “Utilize sacolas que possam ser descartadas diariamente”.

Outro cuidado com a saúde é evitar a utilização do ar condicionado, pois a proliferação das bactérias e fungos ocorre no filtro deste equipamento, o ideal é abrir as janelas dos veículos. “Se for uma pessoa que utiliza o veículo somente com os membros da mesma família, não tem problema utilizar o ar, mas é importante que esteja com a manutenção e limpeza do ar e filtros em dia”, lembrou.

Motos 

Os motociclistas também devem redobrar os cuidados com as motos e com os equipamentos de proteção individual (EPI´s). “Os capacetes, luvas e botas são obrigatórios por lei e ficam mais expostos nesse período”, alertou a médica.

O Diretor da Moto Vena, Gabriel Rizk, comenta que existem EPI´s de fácil higienização, como por exemplo as luvas de proteção com material mais emborrachado, que permite que a higiene seja feita com álcool líquido 70% e até com água e sabão neutro. “O capacete também deve ser higienizado, mas a limpeza da parte externa deve ser feita somente com um pano macio, água e detergente neutro e, sem esfregar esponjas ásperas ou palha de aço que causam arranhões. Por dentro, antes de dormir, borrife álcool 70% liquido, ele mata o vírus e no dia seguinte já poderá ser utilizado. Sobre os sapatos fechados, sugiro que sigam as normas estabelecidas pelas autoridades em saúde, de manter um pano com água sanitária na porta de casa e fazer a higiene nesse momento”, sugeriu.

As partes muito tocadas da moto também podem ser higienizadas várias vezes ao dia, como é o caso do guidão e acelerador, essa higiene pode ser feita com sabão neutro, pois são áreas laváveis e de grande contato.

0 0 vote
Article Rating

Fonte
Folha Vitória


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas
Colunas
Colunas
Mais Vídeos
Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito

O uso da bicicleta facilita o trânsitoO uso da bicicleta facilita o trânsito
Vídeos

O uso da bicicleta facilita o trânsito