Notícias
| Postado em 21 de novembro de 2019 às 11:48

Carteira de Trânsito Digital agora avisa sobre vencimento de CNH

Por Redação Portal

Carteira de Trânsito Digital agora avisa sobre vencimento de CNH
Número de documentos digitais já ultrapassa os 63 mil em MS

Sair de casa conduzindo veículo sem portar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é considerado infração de trânsito. No entanto, desde outubro do ano passado, o sul-mato-grossense tem a opção de baixar a CDT (Carteira Digital de Trânsito). Com ela, o motorista que teve sua habilitação expedida a partir de maio de 2017, pode fazer o download da Carteira Digital. Além de substituir o documento em papel, o aplicativo agora tem novidades: o condutor poderá ser informado sobre a data de vencimento da habilitação, um possível recall do veículo ou consultar infrações registradas no nome do usuário.

Em Mato Grosso do Sul, o número de documentos digitais já ultrapassa os 63 mil. Para o chefe do setor de Renach (Registro Nacional de Carteiras de Habilitação), do Detran-MS, Luiz Fernando Ferreira dos Santos, apesar de ser um dado considerável, ainda é baixo se levarmos em conta que o número de habilitados no Estado ultrapassa os 1,1 milhão. “É uma facilidade muito grande poder contar com o documento de porte obrigatório no celular, em formato digital. Acredito que todos os motoristas devam procurar esse aplicativo”, afirmou Ferreira.

A CDT é de responsabilidade do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e foi desenvolvida pela Serpro (Serviço de Processamento de Dados) para smatphones, androides e IOS e em suas funcionalidades, também possui a versão digital do CRLV (Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo). Está disponível em todos os Estados e no Distrito Federal. Em todo o País, já são 4 milhões de motoristas. Os documentos ficam sempre off-line e podem ser usados em blitz ou qualquer abordagem de trânsito. A falta do documento pode gerar uma multa leve de R$ 88,38 com três pontos na carteira. Além disso, o condutor poderá ter o veículo retido.

Com informações da assessoria de imprensa do Detran/MS.

Fonte
Diário On-line


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Notícias Relacionadas
Acidente de trânsito

Caminhoneiro bêbado mata policial e fere outros 3

Um caminhoneiro alcoolizado matou o cabo Renan Gonçalves, da Polícia Militar, e feriu outras...

Atropelamento

Câmera flagra momento em que motorista perde controle da caminhonete e atropela ...

Uma mulher foi atropelada por uma caminhonete no final da manhã deste domingo (8), quando

...
Ciclista

Motorista embriagado atropela e mata ciclista

Um motorista de 25 anos embriagado atropelou dois ciclistas na manhã deste sábado na Dutra...

Colunas
Colunas
Colunas