Notícias
| Postado em 07 de novembro de 2019 às 11:16

CAS aprova testes de impacto para assentos infantis em veículos

Por Redação Portal

A medida, prevista no Projeto de Lei da Câmara (PLC) 46/2017, já havia sido aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ)

CAS aprova testes de impacto para assentos infantis em veículos
Divulgação

A realização de testes de impacto em assentos infantis em veículos foi aprovada, nesta quarta-feira (6), pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS). A medida, prevista no Projeto de Lei da Câmara (PLC) 46/2017, já havia sido aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e agora seguirá para análise do Plenário.

Existem três variedades de assentos para transporte de crianças em veículos: bebê-conforto, cadeira especial e assento de elevação. Pelo PLC 46/2017, todos terão que receber certificação de órgãos e entidades de controle de qualidade, após a realização de testes de impacto frontal e lateral. A proposta inclui essa determinação no Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503, de 1997).

A iniciativa foi defendida pelo relator na CAS, senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), para quem a realização desses testes é condição para garantir a eficácia dos equipamentos e a proteção necessária às crianças.

“Desde 2007, a certificação dos dispositivos de retenção para transporte de crianças em veículos é obrigatória. Desde a obrigatoriedade da certificação dos equipamentos, os números relacionados a acidentes de trânsito envolvendo crianças têm diminuído ano após ano. É preciso trazer a obrigatoriedade de uso desses equipamentos para o Código de Trânsito Brasileiro, de maneira a salvaguardar definitivamente a saúde e a vida dos nossos pequenos cidadãos”, observa Mecias no relatório.

As novas regras definidas pela proposta começarão a valer 180 dias após sua transformação em lei. Se o texto, que já foi aprovado pela Câmara, não for modificado no Plenário, será enviado, em seguida, à sanção presidencial.

 

Fonte
Agência Senado


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Notícias Relacionadas
Redução

Pesquisa do Procon-JP constata que 76 postos baixaram o preço da gasolina

Dez postos de combustíveis estão praticando o menor preço da gasolina na Capital: R$ 4,190,...

Identificação

Novas regras para motoristas de aplicativos

A partir de 30 de janeiro, os motoristas de aplicativo de Campo Grande, precisarão identificar...

Semáforo

Lei permite avanço no sinal vermelho durante a madrugada

Multas em infração de trânsito por avançar ao semáforo com indicação de sinal vermelho  ...

Colunas
Colunas
Colunas
Colunas