Meio de Transporte
| Postado em 19 de maio de 2020 às 8:19

Ciclistas querem ciclovias temporárias em SP

Por Redação Portal

Ciclistas cobram a Prefeitura de São Paulo para que incentive o uso da bicicleta como meio de transporte

Ciclistas querem ciclovias temporárias em SP
Reprodução

Ciclistas cobram a Prefeitura de São Paulo para que incentive o uso da bicicleta como meio de transporte para quem precisa se deslocar durante a pandemia do coronavírus, com a implantação de estruturas temporárias no viário urbano. A medida já tem sido implementada em outras metrópoles do mundo para evitar aglomerações no transporte público.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a população priorize a bicicleta como deslocamento durante a pandemia porque ela “permite distanciamento social, enquanto proporciona o mínimo de atividade física necessária por dia”. O uso de transporte por ônibus, trens e carros, por outro lado, é alertado pela OMS junto a uma série de recomendações, como a necessidade de se evitar o horário de pico, tocar em superfícies e cobrir o nariz e a boca.

Por esse motivo, diversas organizações de ciclistas e pedestres de São Paulo, que incluem a ONG SampaPé!, a Minha Sampa, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), a Ciclocidade, a União de Ciclistas do Brasil e a Câmara Temática da Bicicleta (CTB) da própria Prefeitura pedem que a gestão Bruno Covas (PSDB) proporcione condições seguras para deslocamentos a pé e de bicicleta.

Além da orientação da OMS, os coletivos argumentam que diversas cidades do mundo estão se planejando neste sentido, como Bogotá, na Colômbia, que desde o primeiro dia de quarentena implantou ciclovias temporárias como forma de evitar aglomeração no transporte público – hoje, totalizam 80 km de ciclovias temporárias.

“Especialistas e cidades do mundo todo estão indo nesta direção e comprovando que medidas pró-mobilidade ativa melhoram qualidade de vida e salvam vidas. Elas podem minimizar a lotação no transporte público, evitar custos e diminuir as diversas comorbidades geradas pela poluição e pelo sedentarismo. Muita gente em São Paulo diz que passaria a pedalar se fosse mais seguro”, diz Sasha Hart, pesquisador, hidrogeólogo e conselheiro da Câmera Temática da Bicicleta.

Um levantamento da Organização Panamericana de Saúde (Opas) da OMS identificou mais de 100 intervenções similares em todo o mundo, como a criação de ciclofaixas provisórias e a abertura de faixas de ruas para pedestres, além da restrição de circulação e redução da velocidade do tráfego.

Há ainda cidades que apostam no incentivo para o deslocamento a pé, como Milão, na Itália, onde os espaços de estacionamento nas ruas serão destinados a ampliação de calçadas. Iniciativas similares têm sido adotadas em Nova Iorque, nos EUA, e Toronto, no Canadá, que também redimensionaram as calçadas das cidades durante o combate ao coronavírus.

O que diz a Prefeitura

Em nota, a Secretaria Municipal de Transportes não respondeu sobre a possibilidade de implementar estruturas temporárias durante a pandemia, mas disse que mantêm a execução do Plano Cicloviário, com 110 km de obras em andamento para a construção de ciclofaixas e ciclovias.

Em entrevista no dia 27 de abril, o secretário municipal de mobilidade e transportes, Edson Caram, demonstrou receio em implementar as ciclovias temporárias sem estudo, mas disse que faria campanha de incentivo para uso da bicicleta como meio de transporte durante a pandemia.

“Logo no começo da pandemia, uma das primeiras ações que eu comentei foi a utilização da bicicleta. A bicicleta pra mim seria a solução de todos estes problemas. Porque eu teria a população isolada – cada um na sua bike, eu teria uma melhor qualidade de vida na cidade de São Paulo – com menos poluição, e eu teria menos demanda no transporte coletivo”, disse o secretário.

“Pra mim, a melhor equação é a utilização da bike”, reforçou Caram. “Pensamos na Prefeitura de que forma a gente poderia fazer, só que isso requer estudo, e o tempo que nós tivemos para trabalhar foi muito pequeno. Não foi um tempo suficiente para elaborar uma proposta ideal para que isso aconteça. Mas vou trabalhar essa questão”, afirmou.

0 0 vote
Article Rating

Fonte
G1


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas
Colunas
Colunas
Mais Vídeos
Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito

O uso da bicicleta facilita o trânsitoO uso da bicicleta facilita o trânsito
Vídeos

O uso da bicicleta facilita o trânsito