Notícias
| Postado em 06 de novembro de 2019 às 9:35

CNH pode ser liberada para quem tem a partir dos 16 anos

Por Redação Portal

Projeto de Lei está em análise no Senado Federal e defende que menores já têm capacidade de dirigir e responsabilidade para lidar com os deveres do código de trânsito.

CNH pode ser liberada para quem tem a partir dos 16 anos
Divulgação

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) poderá ser liberada para quem tem a partir dos 16 anos. A proposta está em análise no Senado Federal sendo de autoria do Senador Mecias de Jesus (PRB-RR). De acordo com o parlamentar, em justificativa do Projeto de Lei (PL) 3.973/2019, os jovens com 16 anos já têm capacidade de manejar e possuem senso de responsabilidade quanto aos direitos e deveres, podendo portanto ter acesso à CNH.

O texto do PL para ser aprovado deve ser votado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), sem necessidade de ser avaliado pelo Plenário do Senado. Caso a medida passe em votação, deverá alterar artigos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) dando permissão aos menores de 18 anos para dirigir.

Como ocorrerá a penalização dos menores?

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) já prevê a caracterização como um ato infracional das condutas descritas como crime ou contravenção penal, inclusive dos crimes de trânsito para os menores, porém, não no mesmo nível que o código penal.

A advogada e especialista em trânsito, Luciana Mascarenhas, em entrevista ao AutoPapo, disse que o projeto deve ser analisado com bastante cuidado antes de ser aprovado, questões como: Até que ponto a penalização vai atingir esse menor? E até onde os pais ou responsáveis poderão responder por eles, devem ser feitas.

 

 

Fonte
Edital Concursos Brasil


Tags


Deixe sua reação


Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Notícias Relacionadas
DPVAT

Seguradora quer reverter decisão do governo de extinguir Dpvat

De cada 10 veículos na rua, menos de três têm seguro facultativo – mais de 70% transitam...

Dúvidas

Gasolina com água e combustível incolor. O que é mito e verdade?

Quando o assunto é a gasolina que vai para o motor do carro, todo cuidado é pouco. Apesar de todas...

Conversa

FCC oferece tecnologia que permite ‘conversa’ entre carros

A Comissão Federal de Comunicações (FCC) aprovou na última quinta-feira (12) o uso de uma ...

Colunas
Colunas
Colunas
Colunas