Valéria de Barros Penatti

Valéria de Barros Penatti

Colunas
16/12/2019 às 10:51 | Atualizado em 16 de dezembro de 2019

Comemorações x Bebida e Trânsito

Por Redação Portal

O fim do ano está chegando e aumenta as comemorações, festas, e com elas as vítimas fatais também.

Comemorações x Bebida e Trânsito

O fim do ano está chegando e aumenta as comemorações, festas, e com elas as vítimas fatais também, mas esse ano vamos procurar fazer diferente, pois podemos nos organizar e traçar novas alternativas.

Você sabia que a bebida é a segunda maior causa dos acidentes fatais?

A bebida alcoólica pode deixar as pessoas mais confiantes, eufóricas e desinibidas. No trânsito, esse excesso de confiança pode levar o condutor a subestimar o limite de velocidade, sinalização, e a realizar manobras perigosas. O álcool, contudo, diminui a atenção, prejudica a percepção e a memória, causa desorientação e confusão mental, o que compromete a direção segura.

Você sabe como o álcool age no organismo?

Sob o efeito do álcool, reduz-se a visão periférica, que nada mais é do que a capacidade de perceber aquilo que está em volta do seu foco principal. Isso pode fazer com que você, ao olhar para a pista, não enxergue um pedestre prestes a atravessar a via. Também se diminui a acuidade visual, ou seja, a capacidade de diferenciar detalhes, contorno e forma, dificultando, por exemplo a visualização das placas de trânsito.

Além disso, fica comprometida a noção de distâncias. As mulheres ficam mais suscetíveis aos efeitos do álcool porque, fisiologicamente tem mais gordura retida no organismo, que acaba por repelir a absorção do álcool pelas células, fazendo com que permaneça mais tempo na corrente sanguínea. Já os idosos também são suscetíveis, principalmente porque eles já têm pequenas alterações fisiológicas, ou algumas doenças como hipertensão e diabetes. Deve-se atentar para os que fazem uso de psicotrópicos como, Diazepan, Lorax, Lorazepan, Valium, entre outros, pois cada organismo reage de uma maneira diferente.

Para se chegar em um estado de embriaguez é um pulinho depois das doses, pois entre 45 e 90 minutos, o que passa rapidinho quando se está bebendo e conversando, o nível de álcool chega ao ápice. Ao atingir esse nível a pessoa perde o senso crítico, tem alterações de humor, ansiedade e até mesmo fica deprimida. Sob o efeito do álcool, a capacidade de julgamento e crítica é prejudicada, o condutor tem dificuldade em decidir como agir, ainda mais em poucos segundos, como requer uma situação de risco no trânsito.

O álcool prejudica o equilíbrio, a coordenação motora e os reflexos, e deixa o condutor apático e lento. Em uma situação de perigo à frente, o condutor não terá condições de agir para evitar um acidente.

O que diz o CTB?

CTB, dirigir sob a influência de álcool, independente da concentração, ou recusar-se a fazer o teste do bafômetro, é uma infração gravíssima, com pena de multa de R$2.934,70, suspensão do direito de dirigir por um ano, recolhimento da CNH e retenção do veículo.

Dicas: usar cinto no banco de trás, velocidade segura, distância de segurança, moto a atenção é redobrada, escolher o motorista da vez ou formas alternativas de voltar (UBER, Táxi, etc.); na estrada, fazer revisão no veículo;

Vamos analisar tudo pela ótica do PCS (Problema, Causa e Solução)

PROBLEMA: mortes;

CAUSA: : falta de atenção, consumo de álcool (hoje, tolerância zero), direção imprudente, descuido com a segurança, não manutenção dos veículos.

SOLUÇÃO: nenhuma supera a sua decisão, pois você é o Piloto de sua VIDA.

SUGESTÃO: antes, dizíamos assim:  SE FOR DIRIGIR, NÃO BEBA! ​

Eu mudo um pouco: QUER BEBER, ENTÃO, NÃO DIRIJA.

 

Valéria Penatti/Alessandra Cardoso

Dezembro/2019

 



Deixe sua reação


Deixe seu comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificar se

Notícias Relacionadas
Mais Vídeos
Seja você a mudança que quer para o mundoSeja você a mudança que quer para o mundo
Vídeos

Seja você a mudança que quer para o mundo

Clubinho Honda – Segurança no TrânsitoClubinho Honda – Segurança no Trânsito
Vídeos

Clubinho Honda – Segurança no Trânsito

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsitoEm todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito
Vídeos

Em todo o mundo pessoas arriscam a sua vida e dos seus no trânsito

O uso da bicicleta facilita o trânsitoO uso da bicicleta facilita o trânsito
Vídeos

O uso da bicicleta facilita o trânsito